Minas Gerais
BDMG Cultural recebe inscrições do Jovem Instrumentista até domingo
Até o próximo domingo, dia 18/6, o BDMG Cultural recebe inscrições gratuitas para o edital de concorrência pública do Jovem Instrumentista BDMG. Nesta edição, o programa de formação vai selecionar 12 jovens talentos de até 25 anos nascidos ou residentes em Minas Gerais. A partir de segunda-feira (5/6), o regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis no site www.bdmgcultural.mg.gov.br.
Sobre o programa
Celebrando sua vigésima edição, o programa Jovem Instrumentista é voltado para a música popular brasileira, com intuito de fomentar e contribuir para a formação de jovens instrumentistas. Neste ano, o edital seleciona 12 músicos de até 25 anos para receber bolsas de estudos de 30 horas/aula, no período de cinco meses, com músicos mais experientes, proporcionando a ampliação das possibilidades de aprendizagem e interlocução artística entre gerações. Desde 2020, o programa é desenvolvido remotamente com os jovens selecionados. A tutoria de 2023 poderá ser feita de maneira híbrida – remota e presencial – de acordo com a escolha de cada instrumentista selecionada ou selecionado.
Nas últimas duas décadas, diversos músicos e musicistas vencedoras e vencedores do Prêmio BDMG Instrumental participaram de edições anteriores do programa Jovem Instrumentista, como Marcela Nunes, Nara Pinheiro, Luísa Mitre, Thiago Delegado, Warley Henrique, Aloízio Horta, Frederico Heliodoro, Felipe Continentino entre outros.
Em dezembro de 2023, o Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural completa 35 anos. Desde 1988, é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. O BDMG Cultural integra o Circuito Liberdade, complexo cultural que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.
Serviço
Edital Jovem Instrumentista BDMG 2023
Período: Até 18 de junho
Inscrições gratuitas no site: www.bdmgcultural.mg.gov.br
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.