Minas Gerais

BDMG e AMM oferecem curso gratuito de capacitação sobre regularização fundiária dos municípios

Publicados

em

No próximo dia 3/8, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) promove, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), curso gratuito sobre regularização fundiária municipal. Alinhada às estratégias do Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial (Minas Reurb), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a capacitação on-line pretende abordar os benefícios e a viabilidade de ações sobre o processo de ordenamento dos territórios. O curso foi pensado para gestores públicos, mas qualquer interessado poderá se inscrever e participar da capacitação, que vai acontecer de 9h às 12h.

A regularização fundiária é uma iniciativa importante para o planejamento de políticas públicas. “Além de ser uma realização social, já que oficializa a posse daquele imóvel e garante segurança jurídica aos moradores, promove o desenvolvimento econômico das cidades, o ordenamento do espaço urbano, incentiva a economia local e aumenta arrecadação dos municípios”, ressalta o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto. “A oferta desse financiamento está alinhada à proposta do banco de apoiar o desenvolvimento regional. Não por acaso, devido à sua importância, esse assunto motivou a criação de uma linha de crédito do banco”, completa.

Leia Também:  Idoso é encapuzado e sofre agressões durante assalto no sítio

Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, a parceria com o BDMG está dentro das diretrizes da associação, que tem como foco a capacitação dos servidores públicos municipais. “A regularização fundiária é um ponto importante que deve ser tratado como prioridade pelos gestores. E esse curso só reforça uma de nossas bandeiras que é capacitar as pessoas para que a gestão nos municípios, em todas as áreas, seja cada vez melhor, atendendo os anseios da população”, explica.

Oferta de crédito

O BDMG oferece, desde junho do ano passado, uma linha de crédito específica para as prefeituras realizarem a regularização fundiária urbana. De forma rápida e 100% digital, os financiamentos podem ser direcionados para a contratação de consultorias técnicas que estruturam todo o processo, como mapeamento, georreferenciamento e pesquisa cadastral dos imóveis, projeto urbanístico, cadastro dos proprietários, despesas cartoriais, entre outros.

Mais de R$ 42 milhões já foram contratados ou estão em processo de análise/preenchimento pelas gestões municipais para pleitear o crédito.

Leia Também:  Governo seleciona parceiros para o Jemg, edições 2023 a 2025

O curso, aberto ao público, será conduzido pela Escola de Gestão Municipalista da AMM. Para participar do treinamento é necessário se inscrever neste link.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Economia mineira favorece o ambiente de negócios do setor varejista

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo seleciona parceiros para o Jemg, edições 2023 a 2025

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA