Minas Gerais
BDMG vai gerir fundo de desenvolvimento de Itatiaiuçu para novos investimentos e diversificação da economia
O presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Gabriel Viégas Neto, e o prefeito de Itatiaiuçu, Adelcio Rosa de Morais, assinaram nesta segunda-feira (2/10) convênio para a gestão do Fundo de Desenvolvimento Econômico, criado pela gestão municipal, que tem por objetivo incentivar a diversificação da economia da cidade. Com o aporte de R$ 30 milhões a ser feito pela prefeitura, o banco poderá triplicar esse valor em oferta de financiamento com condições muito competitivas. O diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barquette, também participou da reunião de assinatura.
Para atrair investimentos de outros setores para Itatiaiuçu, que hoje tem na mineração sua principal fonte de arrecadação, a gestão do fundo vai permitir ao banco oferecer às empresas com faturamento bruto anual acima de R$ 16 milhões crédito em condições especiais: taxa Selic, carência de até 24 meses sendo o prazo total de pagamento de até oito anos.
“Com a criação do Fundo de Desenvolvimento para atrair médias e grandes empresas para Itatiaiuçu, ampliamos o nosso apoio aos municípios mineiros. Além do financiamento de projetos, agora também apoiaremos a atração de investimentos estratégicos para a cidade. Além disso, com essa iniciativa, será possível expandir e atender outros municípios interessados que também buscam diversificar a atividade econômica”, explica o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.
De acordo com o prefeito de Itatiaiuçu, Adelcio Rosa de Morais, esse marco sinaliza uma forma organizada e estratégica de preparar a cidade para um futuro sustentável, com o fim da atividade minerária. “Essa nova frente vai se juntar às demais políticas públicas já implementadas, por meio do Itatiaiuçu Conecta – Programa de Desenvolvimento Econômico, lançado em maio deste ano e torná-la mais competitiva, fortalecendo a nossa economia, ainda tão dependente dos royalties da mineração”, afirma.
Os novos investimentos também deverão ampliar a disponibilidade de vagas de emprego na cidade, uma vez que as empresas que buscarem o financiamento deverão utilizar mão de obra local e ter capacidade de geração de empregos diretos e indiretos no município.
Para o diretor da Invest Minas, “os municípios, como destino final dos empreendimentos, são fundamentais para o processo de atração de investimentos, por isso, precisam estar em consonância com as políticas públicas do Estado. A iniciativa de criação desse fundo é um grande diferencial e que certamente irá atrair a atenção de investidores de diversas outras cadeias produtivas, promovendo a geração de empregos e o desenvolvimento local”, ressalta Ronaldo Alexandre Barquette.
Programa Itatiaiuçu Conecta
Pensando na necessidade de diversificar a economia, a Prefeitura de Itatiaiuçu lançou o Programa Itatiaiuçu Conecta, um plano de na atração de novos negócios para o município e consolidação dos empreendimentos já existentes na cidade. Estão sendo criadas políticas públicas de fomento e estratégicas para tornar a cidade mais competitiva e atrativa, como um Conselho de Desenvolvimento Econômico, Plano Diretor, implantação de um condomínio empresarial da cidade, entre outras medidas.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.