Minas Gerais
BDMG vai gerir fundo de desenvolvimento de Itatiaiuçu para novos investimentos e diversificação da economia

O presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Gabriel Viégas Neto, e o prefeito de Itatiaiuçu, Adelcio Rosa de Morais, assinaram nesta segunda-feira (2/10) convênio para a gestão do Fundo de Desenvolvimento Econômico, criado pela gestão municipal, que tem por objetivo incentivar a diversificação da economia da cidade. Com o aporte de R$ 30 milhões a ser feito pela prefeitura, o banco poderá triplicar esse valor em oferta de financiamento com condições muito competitivas. O diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barquette, também participou da reunião de assinatura.
Para atrair investimentos de outros setores para Itatiaiuçu, que hoje tem na mineração sua principal fonte de arrecadação, a gestão do fundo vai permitir ao banco oferecer às empresas com faturamento bruto anual acima de R$ 16 milhões crédito em condições especiais: taxa Selic, carência de até 24 meses sendo o prazo total de pagamento de até oito anos.

“Com a criação do Fundo de Desenvolvimento para atrair médias e grandes empresas para Itatiaiuçu, ampliamos o nosso apoio aos municípios mineiros. Além do financiamento de projetos, agora também apoiaremos a atração de investimentos estratégicos para a cidade. Além disso, com essa iniciativa, será possível expandir e atender outros municípios interessados que também buscam diversificar a atividade econômica”, explica o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.
De acordo com o prefeito de Itatiaiuçu, Adelcio Rosa de Morais, esse marco sinaliza uma forma organizada e estratégica de preparar a cidade para um futuro sustentável, com o fim da atividade minerária. “Essa nova frente vai se juntar às demais políticas públicas já implementadas, por meio do Itatiaiuçu Conecta – Programa de Desenvolvimento Econômico, lançado em maio deste ano e torná-la mais competitiva, fortalecendo a nossa economia, ainda tão dependente dos royalties da mineração”, afirma.
Os novos investimentos também deverão ampliar a disponibilidade de vagas de emprego na cidade, uma vez que as empresas que buscarem o financiamento deverão utilizar mão de obra local e ter capacidade de geração de empregos diretos e indiretos no município.
Para o diretor da Invest Minas, “os municípios, como destino final dos empreendimentos, são fundamentais para o processo de atração de investimentos, por isso, precisam estar em consonância com as políticas públicas do Estado. A iniciativa de criação desse fundo é um grande diferencial e que certamente irá atrair a atenção de investidores de diversas outras cadeias produtivas, promovendo a geração de empregos e o desenvolvimento local”, ressalta Ronaldo Alexandre Barquette.
Programa Itatiaiuçu Conecta
Pensando na necessidade de diversificar a economia, a Prefeitura de Itatiaiuçu lançou o Programa Itatiaiuçu Conecta, um plano de na atração de novos negócios para o município e consolidação dos empreendimentos já existentes na cidade. Estão sendo criadas políticas públicas de fomento e estratégicas para tornar a cidade mais competitiva e atrativa, como um Conselho de Desenvolvimento Econômico, Plano Diretor, implantação de um condomínio empresarial da cidade, entre outras medidas.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais