Minas Gerais
Belo Horizonte recebe 33ª Feira Nacional de Artesanato

Com o tema ‘Tudo na vida acontece artesanalmente’, a 33ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) acontece entre os dias 6 e 11/12, no Expominas, em Belo Horizonte. Uma das mais tradicionais feiras de toda América Latina, a FNA recebe artesãos de todo país para exporem e venderem seus produtos, além de ser uma excelente oportunidade para refinar negócios e ampliar networking.

E, assim como faz há cerca de 20 anos, o Governo de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Artesanato, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, apoia a participação dos artesãos mineiros, disponibilizando a eles, nesta edição, uma área de 400 metros quadrados, por edital de chamamento público, para mostrar a riqueza do artesanato mineiro. E além disso, o espaço conta ainda com a área “Marca Coletiva”, iniciativa do Sebrae em parceria com a Sede, cuja finalidade é ampliar a divulgação e dar visibilidade e apoio ao artesanato regional, dando amplo destaque aos artesãos do Vale do Jequitinhonha, em grandes eventos do setor.
Para selecionar as cidades do projeto, o Instituto Centro Cape, organizador da Feira, convidou a Sede, por meio da Diretoria de Artesanato (Dart) e entidades parceiras, como a Federação do Artesanato Mineiro (FAM), que indicaram os seguintes municípios: Araguari, Araçuaí, Cassia, Catas Altas da Noruega, Cristina, Delfinópolis, Felício dos Santos, Ipanema, Itajubá, Itamarandiba, Marliéria, Marmelópolis, Morro do Pilar, Nova Lima, Paracatu, Pedra Azul, Piranguinho, Serro, Soledade de Minas e Unaí.
A FNA também oferecerá oficinas participativas patrocinadas pela Cemig para os interessados em aprender o artesanato em suas mais diversas modalidades. Haverá oficinas de madeira, sacolas de presente em origami, scrapbook, instrumentos musicais, gnomos, incensário, bonecas, educação ambiental (minhocário e compostagem), entre outras.
A FNA acontece há 33 anos em Belo Horizonte, realizada pelo Instituto Centro Cape, no Expominas, e neste ano espera alcançar recorde de público em comparação com 2021. A feira contempla uma área de 2.400 m2, com 900 stands, 3.500 artesãos e vai contar a história do homem através de suas ferramentas, começando com 6.000 AC, com a pedra lascada e terminando em 2022, demonstrando como o fazer artesanal ainda é importante para preparação dos protótipos de carros, motores, móveis, até foguetes.
2022 é ano de copa do mundo e a FNA acontece durante a competição. Tendo isso em vista, o evento contará com telões em led de 30m2 e mais 14 TV´s de 75” que estarão espalhados por todo pavilhão para que os visitantes possam assistir aos jogos da Copa do Mundo que acontecerão na terça-feira(6/12), na sexta (9/12) e sábado (10/12).
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem