Minas Gerais
Bens apreendidos no combate ao tráfico serão leiloados em Minas
Quatro leilões de bens apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas serão realizados na semana que vem, nos dias 23, 24 e 26/4. Ao todo, são 105 lotes, que incluem carros, motos, caminhões, relógios, cordões, anéis, pulseiras e maquinário apreendidos e perdidos em favor da União, em operações de combate ao tráfico de drogas.
A ação é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
Entre os bens, há um carro Volkswagen Jetta, modelo 2015, um caminhão Volvo, modelo 2012, um lote com cordões, pulseiras e anéis e outro lote com relógios.
Os quatro leilões serão realizados de forma eletrônica e todos os lances já estão abertos. Os links para os editais e sites com as fotos, descrições e valores dos lances iniciais podem ser consultados ao final da matéria.
A subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sejusp, Cláudia Leite, destaca que a secretaria vem trabalhando em parceria com o Judiciário e as forças policiais do estado para avançar na gestão dos bens apreendidos e na descapitalização das organizações criminosas, que atuam no tráfico de drogas e em outros crimes.
“Essas ações evitam a desvalorização do bem apreendido, reduzem os custos com pátios e reforçam as políticas de prevenção e repressão ao tráfico de drogas”, explica a subsecretária.
Os recursos arrecadados serão destinados às ações de redução da oferta e da demanda por drogas, além de campanhas, estudos e capacitações relacionados à temática das drogas. Eles também são aplicados na gestão do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e nas despesas decorrentes do cumprimento das atribuições da Senad, órgão gestor do Fundo.
Os interessados em participar dos leilões deverão se cadastrar no site do leiloeiro público oficial, pelo menos 48 horas antes dos dias e horários previstos para início dos certames, para anuência às regras de participação dispostas no site. Dessa forma, também obterão login e senha para conseguir realizar os lances.
Leilões
Dia: Terça-feira (23/4)
Horário: 10h
Edital: https://www.mgl.com.br/arquivos/Leiloes/Docs/53729ac1-7feb-497c-8337-b7c4a9012c71.pdf
Dia: Quarta-feira (24/4)
Horário: 14h
Edital: https://www.pwleiloes.com.br/arquivos/Leiloes/Docs/af2b5c0c-e017-4870-9fcf-e1955ef90785.pdf
Dia: Quarta-feira (24/4)
Horário: 10h
Edital: https://www.gpleiloes.com.br//normas/2403281729085_EDITALCOMTERMO.pdf
Dia: Sexta-feira (26/4)
Horário: 10h
Edital: https://www.gpleiloes.com.br//normas/2403251025146_EDITALCOMTERMO06-2024.pdf
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.