Minas Gerais
Biblioteca Pública Estadual, que integra o Circuito Liberdade em BH, passará por reforma e revitalização
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais vai passar por mudanças significativas em sua estrutura. O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), anunciou, nessa terça-feira (15/2), a retomada das obras de revitalização do espaço, que integra o Circuito Liberdade e é símbolo da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte.
Durante solenidade, no Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Estadual, os secretários de Estado Leônidas Oliveira (Secult) e Fernando Marcato (Seinfra) assinaram ordem de serviço para as obras de requalificação do equipamento cultural.
Segundo o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a ação, que faz parte do plano Descentra Cultura para descentralização e municipalização dos bens e serviços culturais, resguarda um importante espaço de memória e patrimônio em Belo Horizonte. “É importantíssimo termos essa obra iniciada. É uma biblioteca com um dos melhores acervos literários do país, que conta a história de nosso território, de nossa gente”, disse.
Oliveira também pontuou que a iniciativa reafirma a importância da biblioteca como um bem público que fomenta o conhecimento. “Esse projeto de restauração significa muito. Cuidar da biblioteca significa que nós, mineiros, damos valor ao que somos. Não podemos esquecer daquilo que é coletivo e que marca as temporalidades”, observou.
Para o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, o trabalho conjunto reafirma o compromisso do Governo de Minas com o patrimônio do Estado. “É uma honra participar e apoiar um sonho que durante muito tempo ficou sem investimento”, destacou.
Melhorias nos prédios Sede e Anexo
O investimento total do projeto é de cerca de R$ 2 milhões, provenientes de emenda parlamentar do ex-senador Antonio Anastasia. O montante destinado à Biblioteca Estadual representa o maior valor em emendas parlamentares já recebidos pela Secult. Os recursos foram anunciados pela pasta em 2021, e o projeto de revitalização será gerido pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), autarquia vinculada à Seinfra. A expectativa é que as obras sejam concluídas ainda no primeiro semestre deste ano.
Com o investimento, serão promovidas melhorias nos prédios Sede e Anexo. Na Sede, localizada na Praça da Liberdade, as obras contemplam projeto de segurança para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); guarda corpo das rotas de fuga; instalação de porta corta-fogo no 1º pavimento, além de acessibilidade e outros itens, como manutenção de janelas e fachada. O local passará, também, por uma impermeabilização para sanar os problemas de infiltração no terceiro andar e subsolo.
Já o Anexo, que funciona na Rua da Bahia, também receberá projeto de segurança para obtenção do AVCB, por meio de instalação do guarda corpo das rotas de fuga, placas de sinalização e equipamentos para prevenção de incêndios. Parte do valor também será destinada à manutenção elétrica no 1º e no 2º pavimento do prédio, além de melhorias na fachada.
Inaugurada em 1954, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é um dos espaços culturais mais importantes do estado. Administrado pela Secult, o local oferece diversas ações destinadas ao fomento artístico e cultural, por meio da leitura e da literatura. A última revitalização ocorreu em 2000, quando a fachada da sede passou por reformas. Um ano antes, em 1999, o anexo já havia sido reformado, quando a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) cedeu o espaço para a pasta de Cultura e Turismo.
Presenças
O evento também contou com a presença do subsecretário de Cultura, Igor Arci, do diretor-geral do DER-MG, Robson Santana, da superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais, Débora França, do presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, do superintendente Interino de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, Lucas Amorim, entre outros convidados e autoridades.
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas



