Minas Gerais
Bicicletas reformadas por detentos do Presídio de Itajubá são doadas a crianças da região
Detentos do Presídio de Itajubá, no Sul de Minas, estão reformando bicicletas apreendidas durante os trabalhos da Guarda Municipal, que já estavam se depreciando nos depósitos da instituição por conta do tempo. Após o processo de recuperação, os itens ganham novo destino: alegrar a vida de crianças do município. Na manhã desta sexta-feira (4/11), o primeiro lote de doação foi entregue a 19 crianças do Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração, que desenvolve um importante trabalho social na cidade. Por meio de sorteio, elas foram contempladas em um evento recreativo das forças de segurança, denominado “Atividades para Crianças”, que ocorreu no batalhão local do Exército.
A segunda remessa, de no mínimo 15 bicicletas, será entregue em dezembro, na segunda edição do Natal das Forças de Itajubá. O trabalho de reforma resulta de uma soma de esforços: Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ministério Público, Guarda Municipal e Poder Judiciário – que forneceu os materiais necessários para realizar as reformas.
Antes de cumprir sua sentença, Israel Gonçalves, 36 anos, teve uma experiência de seis anos com reforma de bicicletas. Agora, ele, que também atua na cozinha do presídio, está multiplicando seu conhecimento para outros dois detentos, auxiliares nos trabalhos.
“É bom saber que o meu serviço pode deixar muitas crianças felizes. Esse projeto é importante, porque as famílias de algumas crianças não têm condições de comprar uma bicicleta e, com isso, o presídio está ajudando a comunidade”, enfatizou Israel.
O diretor-geral do Presídio de Itajubá, Marcelo Castro, afirma que há uma satisfação coletiva em apresentar um retorno social por meio deste trabalho, voltado às crianças, de recuperação das bicicletas e dos dois eventos recreativos de união das forças de segurança. “Arrecadamos alguns itens para brindes de brincadeiras e doações e promovemos diversas atividades lúdicas nos eventos. O Natal das Forças tem direito até a um agente da segurança vestido de Papai Noel. É uma alegria fazer mais de 200 crianças felizes”, compartilhou o diretor.
Uma preocupação permanente
Para auxiliar no projeto voltado às crianças da comunidade, ao longo do ano, a unidade mantém uma parceria sólida com o Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração. É feita a doação mensal de 200 quilos de verduras da horta cultivada pelos detentos e também de marmitas de isopor que chegam à unidade para as refeições diárias, trabalhadas com cimento e transformadas em vasos decorativos – que o centro recebe e vende para a arrecadação para fundos de custeio.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.