Minas Gerais

Bombeiros de Minas Gerais fazem balanço da missão em Pernambuco

Publicados

em

CBMMG / Divulgação

Já de volta aos batalhões de origem, os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) cumpriram missão integrada em Recife e região metropolitana, apoiando o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) em resposta à tragédia provocada pelas chuvas.  Ao todo, 13 bombeiros militares integraram a comitiva mineira atuando na área de coordenação e buscas, visando o breve restabelecimento da normalidade social.

Já no primeiro dia de buscas, a comitiva mineira, com a ajuda do cão Bono –  do Canil de Governador Valadares,  no Vale do Rio Doce – encontrou a primeira vítima sob os escombros de casas que desabaram na região.

Durante os trabalhos, os militares conseguiram identificar partes das residências de duas vítimas desaparecidas e pertences destes imóveis, o que permitiu fazer um mapa de uma possível movimentação da massa deslizada. Durante as tratativas para as melhores estratégias, foi empreendido o uso de uma viatura tipo ABT para a realização de desmanche hidráulico, possibilitando a recuperação de uma vítima.

Leia Também:  Segurança pública inova com criação de núcleo de Justiça Restaurativa em sistemas socioeducativos

Em todos os dias da missão na região metropolitana do Recife, atingida chuvas fortes e constantes, os militares lidaram com a instabilidade do terreno, que se encontrava extremamente saturado, aumentando as chances de colapso. Ainda assim, as buscas permaneceram e se concentraram no Bairro Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, local onde foram encontradas duas das vítimas pela equipe mineira.
 

CBMMG / Divulgação

Experiência

Além do conhecimento técnico profissional de atendimento nesse tipo de ambiente sinistrado, os bombeiros de Minas Gerais levaram consigo recursos específicos para atuação em apoio às vítimas desaparecidas/soterradas como detector de vida sísmico, gerador, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, escoras metálicas/hidráulicas/manuais, HTs digitais, bombas específicas para desmanche hidráulico, além de outros.

O apoio dos Corpos de Bombeiros Militares de outros estados foi articulado por intermédio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom, cuja atuação integrada já foi decisiva em outros desastres nacionais, sendo o último a atuação dos militares nas enchentes da Bahia, na virada do ano, e em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Leia Também:  Mais de 22 toneladas de alimentos produzidos em unidades prisionais mineiras foram doados em 2022

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Minas Gerais distribui mais 114 mil vacinas pediátricas da Pfizer 
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA