Minas Gerais

Bombeiros de Minas Gerais fazem balanço da missão em Pernambuco

Publicados

em

CBMMG / Divulgação

Já de volta aos batalhões de origem, os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) cumpriram missão integrada em Recife e região metropolitana, apoiando o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) em resposta à tragédia provocada pelas chuvas.  Ao todo, 13 bombeiros militares integraram a comitiva mineira atuando na área de coordenação e buscas, visando o breve restabelecimento da normalidade social.

Já no primeiro dia de buscas, a comitiva mineira, com a ajuda do cão Bono –  do Canil de Governador Valadares,  no Vale do Rio Doce – encontrou a primeira vítima sob os escombros de casas que desabaram na região.

Durante os trabalhos, os militares conseguiram identificar partes das residências de duas vítimas desaparecidas e pertences destes imóveis, o que permitiu fazer um mapa de uma possível movimentação da massa deslizada. Durante as tratativas para as melhores estratégias, foi empreendido o uso de uma viatura tipo ABT para a realização de desmanche hidráulico, possibilitando a recuperação de uma vítima.

Leia Também:  Três empresários são indiciados pela polícia civil por fraude em licitação da prefeitura

Em todos os dias da missão na região metropolitana do Recife, atingida chuvas fortes e constantes, os militares lidaram com a instabilidade do terreno, que se encontrava extremamente saturado, aumentando as chances de colapso. Ainda assim, as buscas permaneceram e se concentraram no Bairro Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, local onde foram encontradas duas das vítimas pela equipe mineira.
 

CBMMG / Divulgação

Experiência

Além do conhecimento técnico profissional de atendimento nesse tipo de ambiente sinistrado, os bombeiros de Minas Gerais levaram consigo recursos específicos para atuação em apoio às vítimas desaparecidas/soterradas como detector de vida sísmico, gerador, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, escoras metálicas/hidráulicas/manuais, HTs digitais, bombas específicas para desmanche hidráulico, além de outros.

O apoio dos Corpos de Bombeiros Militares de outros estados foi articulado por intermédio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom, cuja atuação integrada já foi decisiva em outros desastres nacionais, sendo o último a atuação dos militares nas enchentes da Bahia, na virada do ano, e em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Leia Também:  Com apoio do Governo de Minas, Boston Metal inaugura unidade no estado para recuperar metais de alto valor, a partir de rejeitos de mineração, com tecnologia inédita

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governador participa da entrega de novo conjunto habitacional em Nova Lima

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo de Minas segue mobilizado para garantir reparação aos atingidos pela tragédia de Mariana

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA