Minas Gerais
Bombeiros de Minas Gerais realizam mais de 1 mil salvamentos no Rio Grande do Sul
Na ação com a maior equipe em missões especiais executada fora de Minas Gerais neste ano, o Corpo de Bombeiros realizou, em apenas uma semana, 1.313 salvamentos de pessoas vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, além do resgate de 22 animais na região.
Nessa quinta-feira (9/5), a equipe de 28 bombeiros enviados ao estado gaúcho começa a retornar para Minas Gerais, mas está à disposição para novos apoios. Além disso, o governo mineiro segue atuando com auxílio de outros militares, aeronaves e equipes técnicas da Copasa e da Cemig, para o restabelecimento do fornecimento de água e da energia elétrica.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) iniciou intensa atuação em cidades gaúchas, desde o último domingo (2/5), logo no início do aumento do volume de fortes chuvas que castigaram o estado. Os militares atuaram principalmente na capital Porto Alegre, além das cidades de Bento Gonçalves, Canoas e São Leopoldo.
Com auxílio de aeronaves preparadas para o transporte de vítimas e cães farejadores, a equipe se dedicou a efetuar resgates aéreos de forma rápida, além de trabalhar em casos de soterramento, devido à experiência da corporação.
O tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros, ressalta que a experiência dos bombeiros mineiros em situações extremas, como os casos das tragédias de Brumadinho e Mariana, além dos apoios internacionais, em missões na Turquia, em Moçambique e no Haiti, ajudam a corporação a realizar um trabalho ágil e eficiente.
“Tivemos uma atuação muito intensa com as equipes 24 horas por dia em campo desempenhando tanto o salvamento de pessoas ilhadas, como a busca e recuperação de vítimas desaparecidas. Encerrado o período de uma semana previamente dimensionado junto às autoridades locais, o CBMMG se coloca à disposição e compreende a necessidade de revezamento com outras corporações”, explica o tenente Barcellos.
Parte dos militares retorna na aeronave Caravan e desembarca nesta quinta-feira (9/5) em Belo Horizonte, enquanto outros bombeiros farão o translado por terra, em carros e caminhões. A expectativa é que toda a equipe esteja em Minas Gerais até o próximo sábado (11/5)
Fonte: Agência Minas
ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
COLUNA MG2 dias atrásCircuito Mineiro de Vôlei de Praia chega à Prainha de Capitólio neste final de semana
-
GERAL4 dias atrásMaurício do Vôlei dispara e se consolida para disputar o Senado por Minas Gerais
-
Brasil e Mundo2 dias atrás1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
-
CIDADES8 horas atrásMateus ganha prefeitos, mas Nikolas ganha os eleitores
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásAlpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAgro sofre prejuízos de R$ 875 mi
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásPapa recebe artesanato de Sabará
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásFranquias crescem no Triângulo



