Minas Gerais

Bombeiros promovem grande mobilização de combate à dengue

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu neste fim de semana uma grande mobilização em suas unidades e frações em todo o estado, visando colaborar com o esforço integrado da campanha “Minas Unida no Combate ao Mosquito”, lançada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O estado está enfrentando um ano epidêmico de dengue e chikungunya em seu território e a união das forças de segurança colaboram com o objetivo de mitigar o aumento dos casos e dos criadouros com ações de conscientização.

Em apoio à SES no trabalho contínuo de monitorar e controlar a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças, a corporação movimentou militares de todas as regiões para promover a campanha em suas unidades.

Confira algumas das ações no estado:

Montes Claros

Na manhã de sábado (24/2), militares do 7º Batalhão de Bombeiros Militar em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e outros órgãos, realizaram uma carreata em apoio ao dia “D Regional de Combate ao Mosquito”. Foi feito um trabalho de sensibilização da população sobre a situação de alto risco para a transmissão de arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika vírus), bem como o recolhimento de materiais inservíveis, considerados como criadores do vetor. Nesse sentido, o 7ºBBM participou de ações preventivas, reforçando o compromisso social com a comunidade.

Bocaiúva

Antes mesmo do início da mobilização, militares lançaram uma blitz educativa na praça da Praça Wan Dick Dumont, no Centro de Bocaiúva. Na ocasião, foram abordados motoristas e pedestres, sendo distribuídas cartilhas e panfletos com dicas e orientações sobre como acabar com possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Leia Também:  Governo de Minas homologa concessão da rodovia MG-424, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Itabira

Participação do 6º Pelotão de Bombeiros em evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, denominado dia “D” de combate à Dengue. Foram realizados eventos em vários pontos da cidade, como coletas de lixo, blitz educativas e panfletagem, com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a propagação e a forma de prevenção da doença. Além dos bombeiros, também participaram funcionários do município e colaboradores da empresa Vale.

Timóteo

Em Timóteo as ações se concentraram na manhã do sábado (24/2), e além da blitz educativa com intuito de conscientizar os transeuntes sobre a importância de métodos de combate às doenças transmitidas pelo mosquito, os bombeiros montaram dois pontos de apoio, na rotatória do bairro Limoeiro e no bairro Quitandinha, onde foram feitas abordagens nos pontos mais movimentados.

Barbacena

Já a Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar, classificou o desafio como desastre natural, exigindo ações de localização e eliminação dos possíveis focos do mosquito com uma equipe mista composta por agentes da Secretaria de Saúde do município, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, que juntos percorreram as ruas do Bairro João Paulo II.

A atuação da guarnição de bombeiros empenhada foi auxiliar os agentes sanitários nos locais de difícil acesso e realizar a colocação de telas nas caixas d’água previamente mapeadas. Os demais agentes removeram entulhos, coletaram materiais descartáveis que poderiam gerar o acúmulo de água e orientaram os moradores quanto às medidas a serem tomadas para se evitar a proliferação do mosquito.

Araxá

Em Araxá, o foco dos militares foi vistorias em lotes vagos, onde foram encontrados terrenos tomados por vegetação daninha e capim com volume e altura consideráveis, representando risco para a segurança e saúde pública, além de ser local facilitador de abrigo para pessoas infratoras da lei e propício à proliferação de animais peçonhentos. Alguns materiais foram recolhidos e a população foi orientada sobre os riscos.

Leia Também:  DENGUE: Paciente relata que ficou 6 horas na espera por atendimento no Hospital

Conselheiro Lafaiete

O “Dia D de mobilização e enfrentamento à dengue” em Lafaiete contou com um mutirão de limpeza para eliminar focos do mosquito transmissor da doença, no bairro São João. A equipe composta pelo setor de combate a endemias, empresa Localix, integrantes do sistema Apac, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, atuaram especificamente em um lote na rua Maria Duarte Castanheira e arredores do bairro coletando materiais e descartáveis que poderiam gerar o acúmulo de água e servir de reservatório para proliferação do mosquito.

Governador Valadares Militares do 6º Batalhão de Bombeiros participaram da campanha com uma guarnição do CBMMG que estabeleceu ponto base na praça dos Pioneiros, onde realizou a entrega de panfletos com dicas de prevenção e combate ao mosquito. A atuação também se desenvolveu através da orientação verbal a motoristas e demais transeuntes sobre a necessidade de todos envidar esforços para monitorar e controlar a infestação do mosquito Aedes aegypti, com o objetivo de prevenir e mitigar o aumento de casos e de óbitos evitáveis em decorrência das doenças por ele transmitidas.

Em cada unidade do Corpo de Bombeiros foram feitas inspeções para verificar possíveis focos e os militares foram orientados a redobrar o cuidado neste período mais crítico. Dessa forma, a corporação segue fomentando boas práticas de conscientização para que, juntos, possamos vencer essa fase crítica.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Cemig estende Campanha de Negociação de Débitos até 4/3

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Minas inicia trabalhos da força-tarefa em 2023 para prevenção e combate a incêndios florestais

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA