Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Brigadistas concluem treinamento para combate a incêndios florestais na Grande BH

Published

on

Semad / Divulgação

Mais de 40 pessoas, entre brigadistas voluntários e de condomínios residenciais localizados na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA-Sul RMBH), acabaram de concluir treinamento de formação e reciclagem. A intenção é atuar no período crítico dos incêndios florestais em Minas Gerais. Toda a atividade foi ministrada por profissionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O treinamento foi dividido em duas etapas: na primeira, houve ênfase na parte teórica. Os 42 participantes da atividade ficaram em sala de aula recebendo conteúdos sobre a introdução do combate a incêndios florestais, além de técnicas, métodos de combate e orientações sobre segurança e uso de equipamentos de proteção. Na segunda e última parte, os bombeiros realizaram oficinas simulando combate a incêndio, além de confecção de aceiros e linha fria.

Os militares do Corpo de Bombeiros também fizeram uma espécie de “laboratório” com algumas folhas secas para que os alunos pudessem observar característica e comportamento do incêndio nas vegetações. Com a conclusão do curso, os participantes podem repassar o que aprenderam a outras pessoas que atuam no combate a incêndios em condomínios residenciais.

Leia Também:  Governo de Minas e MPMG anunciam segunda fase do programa Minas para Sempre

“O objetivo principal é a disseminação do conhecimento e da cultura preventiva. Com isso, integrantes das brigadas e voluntários ficam aptos a disseminar essa cultura, transmitindo o conhecimento aos seus colaboradores e amigos de serviço, além dos moradores dos condomínios. Eles também podem atuar em caso de alguma emergência de forma efetiva no combate e proteção da vida e ao meio ambiente”, afirmou o tenente Fonseca, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado em Belo Horizonte.

Os participantes também puderam conhecer as noções do Sistema de Comando de Operações (SCO) para incêndios de grandes proporções e terão informações sobre diferentes modelos de organização pessoal e os deveres e responsabilidades dos membros da brigada florestal, repassadas por diversas instituições envolvidas no combate.

Semad / Divulgação

Balanço positivo

Ao final da atividade, instrutores e alunos aprovaram o resultado final. O tenente Fonseca, por exemplo, acredita que os brigadistas estão preparados para atuar diretamente no combate a incêndios florestais.

“Essa semana foi produtiva. A atuação deles foi um sucesso, tiveram uma assimilação do material muito importante. Acredito que tenham saído daqui mais competentes para o trabalho e a atuação direta no combate e prevenção aos incêndios florestais”, disse.

Leia Também:  Dia Mundial de Combate à Raiva ressalta importância da prevenção da doença

Um dos alunos do curso, Erivelton Antônio é um dos responsáveis pela brigada de combate a incêndios florestais do condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho. Ele agradeceu pela oportunidade de aprendizado e aprovou o conteúdo repassado pelos profissionais do IEF e os bombeiros. “Aprendemos coisas novas. Foi de grande relevância o curso. Foi muito bom. Parabéns aos envolvidos”.

Assim como os bombeiros que instruíram o curso, o monitor ambiental da APA-Sul RMBH, Cláudio Costa, aprovou o resultado final e disse que os 42 brigadistas participantes da atividade estão aptos a enfrentar o período crítico de queimadas.

“Foi uma semana de muito aprendizado. Ao final do curso, vemos que o pessoal está preparado para o período crítico”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Belo Horizonte e outras regiões de Minas podem ter novas tempestades até domingo (28/1)

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA