Minas Gerais

Brumadinho: Governo e instituições de Justiça dão ordem de início a projetos escolhidos  após consulta popular

Publicados

em

O Governo de Minas Gerais, o Ministério Público Estadual (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), dando sequência à reparação socioeconômica de Brumadinho e dos outros 25 municípios atingidos pelo rompimento das barragens da Vale S.A., em 2019, deram ordem de início, nessa quinta-feira (23/6), a três projetos apontados como prioritários na consulta popular realizada em novembro de 2021. 

Os projetos que serão iniciados somam R$ 255 milhões e contemplam ações na área de saúde em Brumadinho, Pompéu e São Gonçalo do Abaeté. Eles serão pagos e executados pela Vale, no âmbito dos anexos I.3 e I.4 do Termo de Reparação.

A consulta popular contou com a participação de mais de 10 mil eleitores de Brumadinho e dos outros 25 municípios atingidos. Eles puderam priorizar temas e subtemas relacionados às mais de 3 mil propostas de projetos de reparação socioeconômica.

Reparação

O Termo de Reparação visa reparar integralmente os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que vitimou fatalmente 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Leia Também:  Produtores rurais atingidos pela chuva de granizo devem procurar orientação da Emater-MG

Saiba quais projetos serão iniciados:

Fortalecimento do Complexo de Saúde de Brumadinho (custeio e aquisições)  
Município: Brumadinho  

Finalidade: ampliação do atendimento à saúde no município de Brumadinho, aquisição de mobiliários, equipamentos e utensílios, e custeio para manutenção compartilhada do Complexo de Saúde composto pelo Hospital Valdemar Assis Barcelos, Unidade de Pronto Atendimento e Centro de especialidades durante o período de cinco anos.  

Ampliação dos atendimentos de consultas e exames especializados e de cirurgias eletivas de média e alta complexidade
Município: Pompéu  

Finalidade: realização de investimentos e custeio para cirurgias eletivas de média e alta complexidade, aquisição de veículos, ampliação de consultas e exames especializados e mão de obra qualificada para o serviço de transporte do município de Pompéu.

Aquisição de veículos para renovação da frota da Secretaria de Saúde e equipamento e mobiliário
Município: São Gonçalo do Abaeté  

Finalidade: Investimento para renovação da frota da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de melhorar o transporte dos pacientes que necessitam realizar tratamentos ou exames fora do domicílio ou em outros municípios, bem como o transporte de pacientes graves, compra de equipamentos, mobiliários e acessórios diversos para a área da saúde, visando fomentar e fortalecer a Atenção Primária à Saúde e o atendimento de emergência e urgência do município.

Leia Também:  Autorizada a primeira fase das melhorias na estrada que liga Casa Branca, em Brumadinho, a Nova Lima, na BR-040

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Referência em sustentabilidade, Cemig amplia ações pautadas na responsabilidade socioambiental
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA