Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Cadernos Mapa e Jornal Lupa  continuam sendo disponibilizados para toda Rede Estadual de Educação 

Publicados

em

Os educadores da rede estadual de ensino já podem acessar os Cadernos Mapa do primeiro bimestre de 2024 e a 37ª edição do Jornal Lupa. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou os materiais que têm a função de apoiar as atividades do professor em sala de aula no decorrer do processo educacional.

Os cadernos Mapa e as edições do jornal Lupa fazem parte do Mapa MG, que é um conjunto de materiais desenvolvidos pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG. Dentre os materiais de apoio pedagógico que compõem o Mapa MG é possível listar: Currículo Referência de Minas Gerais, Plano de Curso, Cadernos Mapa, Jornal Lupa, Se Liga na Educação e o Plano de Aula do Professor.

Os Cadernos Mapa são materiais pedagógicos com sugestões de sequências didáticas das habilidades do Currículo Referência Minas Gerais (CRMG). Eles foram elaborados a partir das habilidades previstas para cada bimestre, conforme o plano de curso, e disponibilizados bimestralmente para todos os anos de escolaridade da Educação Básica.

Leia Também:  Minas Gerais é destaque no Ranking de Universidades Empreendedoras

Jornal Lupa

As edições do Jornal Lupa são complementos aos Cadernos Mapa, enfatizando o trabalho em diferentes gêneros e tipologias textuais. Esse material está disponível quinzenalmente e é composto por uma edição do Jornal e um Caderno de atividades. O caderno é elaborado a partir dos jornais disponibilizados, como forma de apoio e reforço às habilidades previstas no Plano de Curso, criado a partir do CRMG.

O jornal é uma excelente ferramenta para introduzir os alunos ao universo dos gêneros textuais. Por meio da leitura de notícias, reportagens, crônicas, entrevistas e outros formatos presentes no jornal, os estudantes podem ampliar suas habilidades de leitura e interpretação, além de desenvolver a capacidade de produzir textos em diferentes estilos. Ao utilizar o jornal como recurso didático, os professores podem explorar diversas atividades em sala de aula, tais como a análise de notícias, a produção de reportagens, debates e discussões, interpretação e criação de tirinhas e charges.

Novidades

Em 2024 o Jornal Lupa terá novidades, em abril será lançada uma versão especial do jornal chamada “Lupinha”, direcionada para o público mais jovem, especialmente os estudantes que estão no ciclo de alfabetização. Essa versão do periódico será publicada duas vezes por semana e apresentará textos que dialogam com a realidade e necessidades desse público específico.

Leia Também:  Educação lança Portal do Especialista para fortalecimento das ações pedagógicas

O jornal “Lupinha” busca proporcionar uma experiência de leitura e aprendizado enriquecedora para os estudantes em fase de alfabetização. Os textos serão cuidadosamente elaborados para despertar o interesse, a curiosidade e a compreensão dos assuntos abordados. Já os Cadernos Mapa MG contam com uma versão para os professores e outra para os estudantes, aumentando assim a efetividade das ações de consolidação da aprendizagem.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Terceirizados da educação em Betim relatam abusos cometidos por instituto

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA