Minas Gerais
Cadernos Mapa e Jornal Lupa continuam sendo disponibilizados para toda Rede Estadual de Educação
Os educadores da rede estadual de ensino já podem acessar os Cadernos Mapa do primeiro bimestre de 2024 e a 37ª edição do Jornal Lupa. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou os materiais que têm a função de apoiar as atividades do professor em sala de aula no decorrer do processo educacional.
Os cadernos Mapa e as edições do jornal Lupa fazem parte do Mapa MG, que é um conjunto de materiais desenvolvidos pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG. Dentre os materiais de apoio pedagógico que compõem o Mapa MG é possível listar: Currículo Referência de Minas Gerais, Plano de Curso, Cadernos Mapa, Jornal Lupa, Se Liga na Educação e o Plano de Aula do Professor.
Os Cadernos Mapa são materiais pedagógicos com sugestões de sequências didáticas das habilidades do Currículo Referência Minas Gerais (CRMG). Eles foram elaborados a partir das habilidades previstas para cada bimestre, conforme o plano de curso, e disponibilizados bimestralmente para todos os anos de escolaridade da Educação Básica.
Jornal Lupa
As edições do Jornal Lupa são complementos aos Cadernos Mapa, enfatizando o trabalho em diferentes gêneros e tipologias textuais. Esse material está disponível quinzenalmente e é composto por uma edição do Jornal e um Caderno de atividades. O caderno é elaborado a partir dos jornais disponibilizados, como forma de apoio e reforço às habilidades previstas no Plano de Curso, criado a partir do CRMG.
O jornal é uma excelente ferramenta para introduzir os alunos ao universo dos gêneros textuais. Por meio da leitura de notícias, reportagens, crônicas, entrevistas e outros formatos presentes no jornal, os estudantes podem ampliar suas habilidades de leitura e interpretação, além de desenvolver a capacidade de produzir textos em diferentes estilos. Ao utilizar o jornal como recurso didático, os professores podem explorar diversas atividades em sala de aula, tais como a análise de notícias, a produção de reportagens, debates e discussões, interpretação e criação de tirinhas e charges.
Novidades
Em 2024 o Jornal Lupa terá novidades, em abril será lançada uma versão especial do jornal chamada “Lupinha”, direcionada para o público mais jovem, especialmente os estudantes que estão no ciclo de alfabetização. Essa versão do periódico será publicada duas vezes por semana e apresentará textos que dialogam com a realidade e necessidades desse público específico.
O jornal “Lupinha” busca proporcionar uma experiência de leitura e aprendizado enriquecedora para os estudantes em fase de alfabetização. Os textos serão cuidadosamente elaborados para despertar o interesse, a curiosidade e a compreensão dos assuntos abordados. Já os Cadernos Mapa MG contam com uma versão para os professores e outra para os estudantes, aumentando assim a efetividade das ações de consolidação da aprendizagem.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.