Minas Gerais
Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo terminam nesta sexta-feira (24/6) em Minas

A cobertura vacinal do público prioritário contra gripe e sarampo está baixa em todo o estado. O prazo para imunização desses grupos nas campanhas nacionais termina nesta sexta-feira (24/6).Secretaria de Estado da Saúde em Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância de se garantir a proteção do público-alvo das campanhas. Com a chegada do inverno no último dia 21/6, aumentam os casos principalmente de doenças respiratórias. Portanto, quem ainda não se vacinou, deve procurar, o mais rápido possível, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para fazer a imunização contra a gripe e o sarampo.
AAté esta quinta-feira (23/6), a SES-MG ainda não havia recebido orientações do Ministério da Saúde em relação a uma possível nova prorrogação dessas campanhas para esses públicos prioritários. No caso da influenza, a cobertura vacinal geral para os grupos de crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas indígenas, idosos e professores está em 64,6%. No entanto, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de, no mínimo, 90%.
Também até esta quinta-feira, a cobertura por público específico na campanha de imunização contra a gripe estava mais baixa ainda entre gestantes (41%), seguida por puérperas (46,2%), crianças (53,3%) e professores (59%). Mais próximo da meta de vacinação estavam os povos indígenas (74,3%), trabalhadores de saúde (70,8%) e idosos (69,2%).
A imunização contra o sarampo, que tem como públicos prioritários crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde, também continua aquém da meta de 95%. Para o grupo de crianças, atingiu 57,93% nesta quinta-feira. Já para trabalhadores da saúde está ainda mais baixa: 52,1%.
Deste o mês passado, a SES-MG tem intensificado as ações para alcançar as metas vacinais estabelecidas para os grupos prioritários das campanhas. Em memorando enviado aos coordenadores dos núcleos de vigilância epidemiológica no Estado solicitou, por exemplo, a adoção de outras medidas, como a busca ativa de não-vacinados e da vacinação extramuro, visando melhorar o desempenho da vacinação contra a influenza e contra o sarampo.
A Secretaria de Estado de Saúde lembra a importância dos grupos prioritários procurarem as Unidades Básica de Saúde para garantir a imunização, tendo em vista que a vacinação é a forma mais segura e eficaz de interromper a circulação de vírus e evitar a sobrecarga no sistema de saúde, com hospitalizações, complicações impostas pela doenças e até óbitos.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais22 horas atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas