Minas Gerais

Capacitação em segurança na escola vai beneficiar 146 mil professores e colaboradores rede estadual

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), vai oferecer, a partir do primeiro semestre de 2025, cursos de capacitação em segurança nas escolas, para 146 mil professores e servidores da rede estadual de ensino. A qualificação será disponibilizada pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores da SEE/MG, no formado de Educação a Distância (EAD), alcançando todo estado.

O acordo de cooperação técnica, celebrado entre os órgãos, foi assinado, nesta terça-feira (11/6), durante solenidade realizada na Academia do CBMMG, em Belo Horizonte.

A iniciativa, que tem como objetivo preparar os profissionais para lidar com os desafios diários no ambiente escolar, proporcionando mais segurança e proteção às crianças e adolescentes, faz parte do Projeto Escolas Resilientes e Mais Seguras: disseminação da cultura de prevenção e autoproteção no ambiente escolar.

“Esse acordo representa um avanço significativo para a Educação. Esta ação preventiva dentro de nossas escolas é algo grandioso e necessário em Minas. Agradecemos ao CBMMG por esta parceria tão importante, que visa zelar pelo patrimônio público, meio ambiente e, principalmente, pela vida. Prevenir acidentes é fundamental e nossos servidores serão agentes multiplicadores desta ação”, destacou o secretário de Estado de Educação de Minas, Igor de Alvarenga, durante o pronunciamento.

Leia Também:  Governo de Minas anuncia R$ 270 milhões para 7ª e 8ª etapas do Mãos à Obra na escola

O comandante do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, ressaltou a importância deste treinamento para os educadores.

“Os professores que têm o olhar atento aos seus estudantes irão levar a mensagem de auto proteção, de meio ambiente, de defesa civil, e algo que é muito precioso, os primeiros socorros, que às vezes, um pequeno cuidado, uma contenção hemorrágica, vai fazer diferença para aquele aluno. Reforçamos que este curso é só o início de uma parceria que continuará com a SEE/MG”, explicou.

Participaram também da solenidade, a subsecretária de Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra; o superintendente Regional de Ensino da Metropolitana B, Heverton Ferreira de Oliveira; a representante do CBMMG na SEE/MG, major Andiara; o delegado da Polícia Civil de Minas, Angelo Ramalho; o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MG), Felipe Michel Braga; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Educação (Caoeduc) e promotora de Justiça, Ana Carolina Zambom; e demais autoridades que prestigiaram o evento.

Cursos e módulos

Os cursos serão divididos em três módulos, abrangendo conhecimentos sobre noções básicas em primeiros socorros e proteção ambiental; prevenção contra incêndio e pânico e prevenção aquática e noções em proteção e defesa civil.

Leia Também:  Plano Estadual de Ação Climática e Selo Verde são destaques citados por Minas na COP27

Nesta iniciativa, os militares vão colaborar na produção dos conteúdos dos três módulos, contribuindo com a experiência e expertise que os Bombeiros possuem, por ser destaque no país, por diversas atuações de prevenção a desastres, além de salvamentos como o resgate das vítimas de Brumadinho.

Mais capacitações

Desde o início deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar já ofereceu mais de 3.200 capacitações, em diversas escolas da rede pública estadual, para estudantes das unidades escolares. As capacitações foram disponibilizadas por meio dos projetos sociais e treinamentos que foram promovidos em parceria com instituições parceiras. O CBMMG também é parceiro da SEE/MG na gestão compartilhada das escolas cívico-militares, em Minas, por meio da da Política Educacional de Gestão Compartilhada das Escolas Cívico-Militares (Ecim).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Aulas do Programa Estadual de Resistência às Drogas (Proerd) são retomadas em Minas Gerais
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA