Minas Gerais

Carnaval: Saúde entrega mais 670 mil preservativos para cidades do Triângulo Mineiro

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou, aos 54 municípios das macrorregiões de Saúde Triângulo Sul e Triângulo Norte, 674.884 preservativos, sendo 671.184 camisinhas masculinas (preservativo externo) e 3.700 camisinhas femininas (preservativo interno). O quantitativo disponibilizado foi reforçado com o objetivo de não apenas proteger de uma gravidez indesejada, como também evitar doenças como HIV/Aids, hepatites virais, sífilis, entre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A referência técnica em testes rápidos de IST da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, Andrea Costa, explica que o repasse dos preservativos é mensal e que o órgão estadual orienta que a população tenha acesso aos preservativos. 

“Em 2023, o Triângulo Mineiro recebeu e repassou um estoque reforçado para o Carnaval e orientou as Secretarias Municipais de Saúde para disponibilizar as camisinhas não apenas nas Unidades de Saúde, como para outros parceiros estratégicos para que o folião tenha acesso. Podemos citar as Ligas de Escolas de Samba, Secretarias de Cultura e Turismo e Organizações Não Governamentais”.

O Carnaval de Rua está programado para acontecer em Uberlândia, Uberaba, Araxá, Araporã e Prata. A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba prepara a entrega de preservativos e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, por meio da Unidade Móvel de Coleta (UCM), que ficará instalada na Rua Artur Machado, local da concentração dos foliões no Carnaval da cidade. Das 16h às 18h, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará à disposição da população, oferecendo informações sobre as ISTs e formas corretas de prevenção, além dos serviços de acolhimento e testagem. 

Leia Também:  Empresa de condomínios logísticos prevê geração de até 3 mil empregos diretos na RMBH e no Sul de Minas

Karina Nogueira Gomes, coordenadora do CTA de Uberaba, salienta que a prevenção deve ser feita todos os dias.

“O Centro de Testagem e Aconselhamento de Uberaba, está disponível à toda população, de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h e também em horário estendido, nas quartas-feiras, das 17 às 21h. Além disso, todas as unidades de saúde do município também realizam os testes”, conclui Gomes.

Sintonizados nas ações da SES-MG, em Uberlândia, a Organização Não Governamental (ONG) Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP) vai intensificar as ações preventivas em conjunto com o Ambulatório Herbert de Souza.

“O protagonista do enredo é a camisinha, mas temos que trabalhar com a prevenção combinada, ou seja, testar previamente, pois o momento de prazer pode trazer consequências para o resto da vida”, ressaltou o presidente da ONG, Edval Cantuário.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Em 2022, nas macrorregiões de Saúde Triângulo Sul e Triângulo Norte, segundo o painel temático estadual de Vigilância em Saúde, foram notificados 502 casos de HIV/AIDS e 1116 casos de hepatites virais. Em relação à sífilis, foram notificados 2.257 casos da doença, sendo 1.507 de sífilis adquirida, 544 de sífilis em gestante e 206 de sífilis congênita.
 

Leia Também:  Operação Seth combate organizações criminosas no Triângulo Mineiro
Entenda: O Ministério da Saúde recomenda aos órgãos que trabalham com saúde pública e saúde coletiva o uso da nomenclatura “IST” (infecções sexualmente transmissíveis) no lugar de “DST” (doenças sexualmente transmissíveis). A denominação “D” de “DST”, vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as “infecções” podem ter períodos assintomáticos, ou se manterem assintomáticas durante toda a vida do indivíduo, como são os casos da infecção pelo HPV e o vírus do herpes, detectadas por meio de exames laboratoriais. O termo IST é mais adequado e já é utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Folia sem esquecer da saúde

O folião, além de se proteger sempre, deve se preocupar em manter a hidratação, alimentação saudável, estar descansado (importante colocar o sono em dia), usar roupas leves e confortáveis, proteger-se do sol (uso de protetor solar, óculos escuros, viseira/boné), estar com calendário vacinal em dia (ao menos com dez dias de antecedência das festas), além de atentar para os cuidados de transmissão da dengue e do coronavírus.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Botafogo vence o Atlético Mineiro e se mantém na liderança isolada do Brasileirão

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Três empresários são indiciados pela polícia civil por fraude em licitação da prefeitura

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA