Minas Gerais
Carro fumacê realizará ação de combate ao mosquito da dengue no Vale do Jequitinhonha

Diante do aumento do número de casos de dengue e chikungunya no Nordeste de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou na região do Vale do Jequitinhonha, desde 9/1, ação de combate ao mosquito Aedes aegypti por meio da utilização do veículo de UBV (Ultra Baixo Volume). A aplicação do inseticida com o uso do carro UBV tem a finalidade principal de eliminar das fêmeas do mosquito Aedes aegypti.

Em Almenara, no Vale do Jequinhonha, mais de 700 quarteirões, incluindo o distrito de Pedra Grande, estão sendo atendidos com dois veículos UBV, que estão realizando a ação de intervenção em dois períodos: das 5h às 9h e das 17h às 21h. No município de Rubim, também no Jequitinhonha, serão 170 quarteirões atendidos, e o carro iniciará a ação no município no período de 16 a 28/1. Já Jacinto (237 quarteirões) será atendido no período de 23/1 a 4/2.
Com a chegada do período sazonal das chuvas, juntamente com o aumento das temperaturas, o risco de proliferação do Aedes aumenta, o que torna a ação fundamental para prevenir a alta das notificações do número de casos de arboviroses, principalmente nos municípios que têm apresentado tendência de surto.
O diretor da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, destacou que são necessárias diversas ações para atingir a efetividade no combate ao Aedes.
“Com a parceria SES/Cosems, conseguimos operacionalizar a ação do carro fumacê na nossa região, que tem como objetivo complementar outras iniciativas de combate aos focos realizadas pelo município. É uma estratégia que busca conter o vetor, mas paralelo, outras ações devem ser realizadas como, por exemplo, manejo ambiental e mobilização social, para que possamos ter uma ação efetiva. Na regional de saúde de Pedra Azul, também temos reunido o Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses, semanalmente, para analisar o cenário e buscar respostas para as situações mais críticas”, esclareceu.
Cronograma previsto do dia 15 à 21/1/2023 no município de Almenara

Carro UBV
Conhecido popularmente como fumacê, o UBV é um veículo que passa pelas ruas da cidade disparando jatos de inseticida em nuvem ou fumaça. O nome UBV se deve à sigla Ultra Baixo Volume, ou seja, defensivos com baixa concentração ou diluídos que são aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e autorizados pela Anvisa.
Eficientes no combate ao mosquito, os UBVs são utilizados em locais em que a proliferação do mosquito representa risco à população e a administração do fumacê depende do apoio da população local, já que alguns cuidados são necessários durante a passagem do carro.
O que você deve fazer quando o carro do fumacê passar?
1. Abrir portas e janelas; isso aumenta a eficiência da pulverização;
2. Cobrir alimentos que estejam prontas para consumo;
3. Cobrir alimentos e bebidas;
4. Após a aplicação lavar frutas e verduras antes do consumo;
5. Cobrir aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação;
6. Proteger animais domésticos;
7. Levantar colchas das camas e cortinas;
8. Recolher roupas do varal;
9. Manter livre os locais da casa que servem de abrigo para o mosquito, como, por exemplo, embaixo das mesas ou atrás de armários, entre outros;
10. Afastar armários e sofás da parede;
11. Não ficar em cômodos fechados, procurar um local arejado durante a aplicação do inseticida;
12. Evitar ficar próximo ao veículo de UBV para não ter contato com o produto.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor