Minas Gerais
Casa de Saúde Santa Fé completa 80 anos e consolida sua atuação regional em reabilitação

Há exatos 80 anos (12/5/1942), a Casa de Saúde Santa Fé foi inaugurada em Três Corações. Na época, cumpria o papel, dentro do programa sanitário, de abrigar os pacientes acometidos pela hanseníase. Com o passar dos anos, que trouxeram avanços tecnológicos, pesquisas e, consequentemente, mais conhecimento sobre a doença, essas ex-colônias usaram toda sua experiência adquirida no cuidado desses pacientes para se dedicarem à reabilitação motora.
Abrigando uma comunidade de ex-hansenianos e seus familiares, que continuam sendo assistidos, a unidade se transformou para abrir serviços ambulatoriais e hospitalares para todo o entorno – cerca de 750 mil pessoas, de 50 municípios referenciados que fazem parte da macrorregião Sul.
São oferecidos, no momento, 20 leitos para clínica médica, ambulatório de feridas crônicas, laboratório de análises clínicas e o Centro Especializado em Reabilitação Física (CER II), inaugurado em 2006.
“Esperamos fortalecer ainda mais nossa parceria com o município de Três Corações para ampliar nossos serviços. A Casa de Saúde está passando por diversas reformas, realizadas com investimentos previstos em R$ 1,2 milhão”, afirma o diretor Roberto Rodrigues Côrrea.
Já existe uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com a cessão de espaços para o funcionamento de diversos serviços nas dependências da unidade, como: fisioterapia, terapia ocupacional, Centro de Apoio Psicossocial (Caps), Centro Especializado em Odontologia (CEO), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Ambulatório de AIDS, de Doenças Sexualmente Transmissíveis e de Hepatites Virais, Atendimento à Hanseníase, Serviço de Endoscopias Digestivas Altas e Colonoscopias. A ampliação e continuidade do Projeto de parceria “Cidade da Saúde” intenciona, ainda, criar o Centro Microrregional de Ambulatórios Médicos Especializados e um Centro Diagnóstico.
Resultados aprovados
O gerente assistencial Luís Antônio Mendes, neurologista que atua desde 1995 na unidade, comemora os 80 anos de história e de prestação de serviços à comunidade. “É uma homenagem merecida aos nossos colegas de trabalho, aos nossos pacientes; uma data especial para essa instituição, que é orgulho para o município e para o estado”, afirma.
Há quase oito anos trabalhando como auxiliar administrativo no setor de gestão de pessoas e na Ouvidoria da CSSFé, Taíssa da Costa Ribeiro Campos é agradecida pela oportunidade de conviver com pacientes e colegas.
“Esse contato transformou minha vida, pude sentir o quanto é importante o nosso trabalho para as pessoas daqui da região. Quando ligo para os pacientes no pós-alta, é sempre muita gratidão, o retorno é muito positivo. Isso nos faz querer continuar esse trabalho, que é ajudá-los a restabelecerem sua saúde. Espero comemorar muito mais que esses 80 anos, estar aqui no centenário. Desejo que cada vez mais estejamos capacitados a ajudar e que sejamos ainda mais valorizados pelos pacientes e por toda a rede”, declara Taíssa.
A opinião é referendada pelos pacientes, como explica Ronaldo Fernandes Pinto. “A gente vem para cá e passa muitos dias fora de casa; é importante demais toda essa atenção, carinho, afeto. Só tenho a agradecer, vocês estão de parabéns”.
Já para o Luiz Antônio Bastos, os elogios vão desde a alimentação “gostosa” até os horários de medicação. “Estou sendo muito bem tratado, não tenho queixa de nada. Enfermeiros, médicos, todos olham muito direitinho nossos horários, nos acompanham”. Para finalizar, Francisco Jorge de Andrade resumiu tudo em uma frase: “Muito obrigado!”.
*As fotos foram produzidas pela equipe da Casa de Saúde Santa Fé.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem