Minas Gerais
Casa de Saúde Santa Fé disponibiliza leitos exclusivos para pacientes com dengue tipo C

A Casa de Saúde Santa Fé (CSSFé), em Três Corações, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), acaba de disponibilizar dez leitos para atendimento exclusivo a pacientes diagnosticados com dengue clássica do grupo C, que exige internação devido à sua gravidade. Os pacientes são encaminhados pela prefeitura, após triagem feita na atenção primária.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em 26/3, a cidade já conta com quase 2 mil casos notificados da doença.
“Após situação de emergência em saúde pública decretada pelo nosso município, no último dia 21, criamos os fluxos de acordo com os protocolos da Fhemig, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, demonstrando, mais uma vez, a capacidade da Fundação em se adaptar rapidamente e atender às demandas emergenciais de saúde nos locais onde as suas unidades assistenciais estão localizadas”, afirma a diretora da CSSFé, Claudete Bernardo Basaglia.
A gerente assistencial da unidade, Lidiane Faria Vazi, explica que os usuários vêm encaminhados pela prefeitura.
“O paciente dá entrada no posto de hidratação disponibilizado pelo município, onde é realizado o hemograma e o teste NS1 (teste rápido para confirmação da doença) e iniciada a hidratação. Em casos de piora dos sintomas, necessitando de internação, os pacientes – do grupo B, com alguma comorbidade, e do grupo C, com sinais de alerta – são encaminhados para internação aqui na casa de saúde”, afirma Lidiane.
Segundo a gerente, são internações de curto período, com duração média de três dias, nos quais são seguidos todos os protocolos exigidos pela Fhemig e pelo Ministério da Saúde para acompanhamento e alta dos pacientes.
“Em casos de alta melhorada, o paciente é contrarreferenciado para o município e, em casos de piora clínica, ele é encaminhado para o Hospital São Sebastião, que serve de retaguarda na cidade”, completa.
Com relação à utilização das novas bases, a diretora Claudete Basaglia informa que, dos dez leitos, oito já estão sendo ocupados. “Nos sentimos honrados em poder ajudar as pessoas que estão precisando de atendimento”, conclui Claudete.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas