Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Cead/Unimontes amplia atividades e passa a oferecer mais 2.260 vagas 

Publicados

em

De um total de 158 universidades brasileiras, nove se enquadraram dentro dos critérios da Capes/MEC para ministrar cursos de graduação e especialização a distância nos limites máximos de vagas nos anos de 2022 e 2023. Entre elas, somente duas instituições são de Minas Gerais: A Unimontes e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Unimontes / Divulgação

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Unimontes aumentou a oferta de cursos e passará a atender todas as macrorregiões mineiras. O Cead/Unimontes vai ampliar suas ações no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio de proposta aprovada no edital 009/2022, lançado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes/MEC). 

De acordo com a proposta aprovada no Edital 09/2022, o Cead/Unimontes passará a oferecer 12 cursos (oito de Graduação e quatro de Pós-Graduação Lato sensu) em 41 polos (e 41 municípios), totalizando 2.160 alunos e 60 turmas. A Unimontes passará atender todas as macrorregiões mineiras com o ensino a distância, ultrapassando a 3,7 mil vagas oferecidas. 

Leia Também:  Fapemig aprova R$ 17,8 mi para o financiamento de 66 projetos de pesquisa na Unimontes

Neste segundo semestre, serão oferecidas 1.080 vagas, distribuídas da seguinte forma: 756 vagas em quatro cursos de licenciatura (Ciências Biológicas, Geografia, História e Matemática). Atualmente, a Unimontes conta com 1,6 mil alunos em cinco cursos de graduação a distância em 24 polos coordenados pelo Cead. 

Os cursos serão ministrados no modelo a distância, pelo sistema UAB, nos polos situados nos municípios de Águas Formosas, Almenara, Andrelândia, Bicas, Buritis, Capelinha, Cataguases, Confins, Corinto, Divinolândia de Minas, Ipanema, Jaíba, Joaíma, Mantena, Pompéu, Santa Rita de Caldas, São Miguel do Anta, São Sebastião do Paraíso e Urucuia, todas participantes do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB -, instituído pelo Ministério da Educação. 

São oferecidas 324 vagas em dois cursos de pós-graduação Lato sensu (Alfabetização e multiletramentos e em Educação a Distância). Os cursos de especialização a distância são destinados aos polos das cidades de Araxá, Buritis, Carlos Chagas, Formiga, Januária, Joaíma, Monte Azul, Paracatu, Pedra Azul e Sete Lagoas. 

Outras 1.080 vagas no modelo de EAD serão ofertadas pelo Cead/Unimontes em 2023, em quatro cursos de graduação (756 vagas) e dois cursos de especialização Lato sensu (324 vagas). As novas turmas vão iniciar as atividades docentes em janeiro e março do próximo ano. 

Leia Também:  Nova espécie de planta é descoberta durante expedição no município do Serro, na região Central de Minas

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Melhoria do ambiente de negócios: Minas amplia para 730 as atividades dispensadas de alvará  

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA