Minas Gerais

Cemig anuncia início da operação de subestação em Itinga, no Vale do Jequitinhonha

Publicados

em

Mais uma subestação (SE) de energia entrou em operação para reforço do sistema elétrico da Cemig. A nova SE Itinga 1, concluída este mês, foi construída exclusivamente para atender à mineradora Sigma Lithium.

Dessa forma, a companhia segue incorporando ao seu sistema elétrico de distribuição unidades que contribuem com a geração de emprego e renda no estado, já que essas unidades fortalecem a atuação de empresas na região, fazendo a economia crescer e, consequentemente, criando novas oportunidades para a população local.

O custo total do empreendimento é de R$ 16,5 milhões, e o investimento foi da Sigma, com aprovação do projeto pela Cemig.

A obra teve início em agosto do ano passado e vai possibilitar a interligação da mineradora ao sistema elétrico da companhia, por meio da conexão da nova SE às subestações de Araçuai 2 e Itaobim.

“A Cemig está participando ativamente dessa transformação que está ocorrendo no Vale do Jequitinhonha, a partir da exploração do lítio. Esta interligação da mineradora com o sistema elétrico da Cemig permite que a atividade seja realizada com uma energia renovável, que é a energia hidrelétrica. Estamos promovendo o crescimento econômico da região com o menor impacto ambiental”, diz o diretor de Distribuição da Cemig, Marney Antunes.

Leia Também:  Educação promove 1º Seminário Virtual de Formação Continuada para inspetores escolares da rede estadual de ensino

Lítio

A Sigma Lithium é uma mineradora canadense com a maior operação de lítio em rocha sã das Américas. A sede da empresa está localizada na cidade de Itinga, na região do Vale do Jequitinhonha. A mina de exploração do minério, chamada Grota do Cirilo, fica entre os municípios de Araçuaí e Itinga.

A planta para produzir lítio de alta pureza é a primeira desse tipo no país. O metal é utilizado nos setores de tecnologia da informação, automotivo e de energia renováveis. A expectativa é a de que a instalação da mineradora gere mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Comitiva mineira destaca a retomada do turismo em feira internacional
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA