Minas Gerais
Cemig comemora 70 anos com programação especial
A Cemig completa, no próximo domingo (22/5), 70 anos de fundação. São sete décadas dedicadas ao desenvolvimento econômico, social e cultural de Minas Gerais. Para celebrar a data, a empresa está preparando uma programação especial com série de atrações culturais e de lazer, voltada para todas as idades, além da realização da corrida de rua Cemig Run. Serão 14 dias de apresentações culturais, todas de projetos incentivados pela Cemig, além de outras iniciativas.
Em Belo Horizonte, o público poderá acompanhar tudo em espaços montados e estruturados, no prédio da empresa, para receber as atrações.
Na reabertura, após hiato de dois anos em razão da pandemia de covid-19, a Galeria de Arte Cemig recebe exposição em comemoração aos 50 anos do Grupo Giramundo.
Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cláudio Bianchini destaca o comprometimento da companhia com a cultura mineira. “Essa programação reforça o compromisso da Cemig como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais. E é uma grande satisfação podermos comemorar o aniversário de 70 anos da companhia juntamente com os 50 anos do Grupo Giramundo, que tem a empresa como seu principal incentivador desde 2020. A exposição inclui a digitalização completa do acervo de um dos maiores grupos de teatro de bonecos do Brasil. Um presente para a população mineira”, completa.
Infantil
Além dessa atração, a programação também terá atividades voltadas para o público infantil. As crianças vão se divertir com uma seleção de espetáculos de música e teatro na concha acústica, no jardim do edifício sede da Cemig. Entre as apresentações estão o teatro O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar e o show do grupo Pé de Sonho, por exemplo.
A entrada é gratuita, com ingressos da programação disponíveis no Sympla. Interessados devem acessar a plataforma para garantir o ingresso. Os bilhetes devem ser apresentados no local das atrações e o público deve ficar atento à capacidade do espaço, além de restrições e protocolos de prevenção adotados em cada atividade.
Cemig Run
Com o retorno das atividades em grupo após dois anos em período de isolamento, a corrida Cemig Run estará de volta, com prova realizada no domingo (22/5). As inscrições já foram encerradas.
A prova terá largadas e chegadas na Avenida Barbacena, em frente ao prédio da Cemig, conforme percursos e distâncias detalhados nos mapas específicos de cada modalidade: Corrida de 10 quilômetros; Corrida de 5 quilômetros; Caminhada 3 quilômetros e Caminhada Kids (nascidos entre 2009 e 2018). A arena será aberta às 7h e a primeira largada está marcada para 8h.
Encerramento
O encerramento das festividades ficará por conta da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que apresentará um concerto em homenagem aos 70 anos da Cemig, na segunda-feira (6/6). Confira abaixo as atrações e mais informações sobre a programação especial em comemoração ao aniversário da companhia.
Veja a programação completa neste link.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.