Minas Gerais

Cemig emite cerca de 12 milhões de certificados de energia limpa e renovável no mercado livre 

Publicados

em

Referência em sustentabilidade no setor elétrico, a Cemig já emitiu cerca de 12 milhões de Certificados de Energia Renovável (RECs) para seus clientes no mercado livre de energia desde 2019.

Essas certificações comprovam a utilização de energia limpa, renovável e rastreável que segue em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente.

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) permite que o cliente tenha liberdade na escolha do fornecedor de quem deseja comprar energia, possibilitando aquisição do produto a preços inferiores aos do Ambiente de Contratação Regulado (ACR), também conhecido como mercado cativo. A Cemig é a líder nacional no ACL e referência nesta modalidade, com participação de mais de 15% neste ambiente de comercialização em todo o Brasil.

Neste sentido, a Cemig vem expandindo a comercialização dos certificados de energia renovável I-REC e Cemig-REC no mercado livre, garantindo a produção de energia limpa das principais usinas hidrelétricas da companhia e de dois parques eólicos no Ceará: Volta do Rio e Parajuru.

“Esses selos comprovam que o consumo de energia está livre de emissão de gases nocivos ao meio ambiente e atendem aos requisitos do Escopo 2 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) – protocolo internacional para mensuração das emissões – bem como da ISO 14.064, que é a norma internacional de verificação dos inventários de gases de efeitos estufa”, afirma o diretor de Comercialização da Cemig, Dimas Costa.

Leia Também:  Hospital Evangélico de Belo Horizonte inaugura, em parceria com Governo de Minas, espaço de leitura para os pacientes da unidade de Nefrologia

Histórico

Somente no ano passado, a Cemig emitiu cerca de 3,5 milhões de certificados de energia renovável para clientes livres. Dimas Costa explica a importância dessa certificação para as empresas, principalmente para comprovar o comprometimento delas com as práticas Environmental, Social and Governance (ESG) – sigla em inglês para definir padrões ambientais, sociais e de governança.

“Os certificados atendem a padrões internacionais e garantem que a energia da companhia é renovável, por meio de controles próprios e de metodologia proposta por consultoria especializada. Com esse certificado, as empresas podem garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis”, explica.

Grandes empresas

Um dos clientes que possuem o certificado da Cemig é a Petrobras, uma das maiores empresas do Brasil. A companhia dos setores de petróleo e gás natural recebeu o certificado I-REC recentemente, reforçando o compromisso com as práticas ESG.

O objetivo da Petrobras é neutralizar as emissões do chamado “Escopo 2” – termo empregado pela indústria mundial para as emissões associadas ao consumo de energia obtida de supridores externos. A prática foi incorporada pela companhia a partir de 2022 e continuará a ser adotada em caráter permanente.

“A neutralização de emissões do Escopo 2 é um marco relevante em nossa jornada de transição energética e evidencia que estamos colhendo frutos concretos nessa caminhada em parceria com nossos fornecedores. É um avanço que nos deixa orgulhosos, comprovando que seguimos determinados em liderar a transição energética no Brasil, de mãos dadas com a cadeia produtiva nacional e em sintonia com as demandas da sociedade”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Leia Também:  Cemig comemora 70 anos com programação especial

Já a Arena MRV firmou, no último mês, contrato para compra de energia para os próximos cinco anos e meio. Desta forma, o estádio receberá o certificado Cemig-REC.

A contratação de energia junto à Cemig foi na modalidade “flexibilidade total”, ou seja, a Arena se preocupará apenas com a gestão do seu negócio, recebendo a energia na exata medida que consumir e sem obrigações de consumo mínimo ou limite de consumo máximo.

E-commerce

A Cemig segue atuante no mercado livre, com a mesma intensidade que tem lhe garantido a liderança desde meados dos anos 2000, e agora com uma novidade: um novo site de e-commerce, que permite a negociação totalmente digital, desde a simulação da oferta com descontos personalizados até a contratação da energia, na modalidade varejista.

Os clientes de média tensão de todo o Brasil podem acessar o site energialivre.cemig.com.br e fazer sua contratação.

O Energia Livre Cemig foi construído para que os clientes possam ter a melhor experiência de compra, aliando a solidez do Grupo Cemig à tecnologia e à inovação.

O mercado livre de energia, que já era uma realidade para os clientes de maior porte, agora está disponível para todos as unidades conectadas à média tensão, que já podem garantir a compra de energia e migrar a partir de janeiro de 2024”, finaliza o diretor da Cemig Comercialização.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  ‘Sebrae na sua Empresa’ tem a meta de atender cerca de 150 mil pequenos negócios mineiros em 2024
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA