Minas Gerais
Cemig emite cerca de 12 milhões de certificados de energia limpa e renovável no mercado livre
Referência em sustentabilidade no setor elétrico, a Cemig já emitiu cerca de 12 milhões de Certificados de Energia Renovável (RECs) para seus clientes no mercado livre de energia desde 2019.
Essas certificações comprovam a utilização de energia limpa, renovável e rastreável que segue em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente.
O Ambiente de Contratação Livre (ACL) permite que o cliente tenha liberdade na escolha do fornecedor de quem deseja comprar energia, possibilitando aquisição do produto a preços inferiores aos do Ambiente de Contratação Regulado (ACR), também conhecido como mercado cativo. A Cemig é a líder nacional no ACL e referência nesta modalidade, com participação de mais de 15% neste ambiente de comercialização em todo o Brasil.
Neste sentido, a Cemig vem expandindo a comercialização dos certificados de energia renovável I-REC e Cemig-REC no mercado livre, garantindo a produção de energia limpa das principais usinas hidrelétricas da companhia e de dois parques eólicos no Ceará: Volta do Rio e Parajuru.
“Esses selos comprovam que o consumo de energia está livre de emissão de gases nocivos ao meio ambiente e atendem aos requisitos do Escopo 2 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) – protocolo internacional para mensuração das emissões – bem como da ISO 14.064, que é a norma internacional de verificação dos inventários de gases de efeitos estufa”, afirma o diretor de Comercialização da Cemig, Dimas Costa.
Histórico
Somente no ano passado, a Cemig emitiu cerca de 3,5 milhões de certificados de energia renovável para clientes livres. Dimas Costa explica a importância dessa certificação para as empresas, principalmente para comprovar o comprometimento delas com as práticas Environmental, Social and Governance (ESG) – sigla em inglês para definir padrões ambientais, sociais e de governança.
“Os certificados atendem a padrões internacionais e garantem que a energia da companhia é renovável, por meio de controles próprios e de metodologia proposta por consultoria especializada. Com esse certificado, as empresas podem garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis”, explica.
Grandes empresas
Um dos clientes que possuem o certificado da Cemig é a Petrobras, uma das maiores empresas do Brasil. A companhia dos setores de petróleo e gás natural recebeu o certificado I-REC recentemente, reforçando o compromisso com as práticas ESG.
O objetivo da Petrobras é neutralizar as emissões do chamado “Escopo 2” – termo empregado pela indústria mundial para as emissões associadas ao consumo de energia obtida de supridores externos. A prática foi incorporada pela companhia a partir de 2022 e continuará a ser adotada em caráter permanente.
“A neutralização de emissões do Escopo 2 é um marco relevante em nossa jornada de transição energética e evidencia que estamos colhendo frutos concretos nessa caminhada em parceria com nossos fornecedores. É um avanço que nos deixa orgulhosos, comprovando que seguimos determinados em liderar a transição energética no Brasil, de mãos dadas com a cadeia produtiva nacional e em sintonia com as demandas da sociedade”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
Já a Arena MRV firmou, no último mês, contrato para compra de energia para os próximos cinco anos e meio. Desta forma, o estádio receberá o certificado Cemig-REC.
A contratação de energia junto à Cemig foi na modalidade “flexibilidade total”, ou seja, a Arena se preocupará apenas com a gestão do seu negócio, recebendo a energia na exata medida que consumir e sem obrigações de consumo mínimo ou limite de consumo máximo.
E-commerce
A Cemig segue atuante no mercado livre, com a mesma intensidade que tem lhe garantido a liderança desde meados dos anos 2000, e agora com uma novidade: um novo site de e-commerce, que permite a negociação totalmente digital, desde a simulação da oferta com descontos personalizados até a contratação da energia, na modalidade varejista.
Os clientes de média tensão de todo o Brasil podem acessar o site energialivre.cemig.com.br e fazer sua contratação.
O Energia Livre Cemig foi construído para que os clientes possam ter a melhor experiência de compra, aliando a solidez do Grupo Cemig à tecnologia e à inovação.
O mercado livre de energia, que já era uma realidade para os clientes de maior porte, agora está disponível para todos as unidades conectadas à média tensão, que já podem garantir a compra de energia e migrar a partir de janeiro de 2024”, finaliza o diretor da Cemig Comercialização.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAgro brasileiro no centro das discussões globais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásCooxupé é líder no setor de Agricultura
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásUberlândia com bebês abaixo do peso
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAntônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásPrograma leva ações de saúde direto à propriedade
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásEletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica



