Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Cemig recicla quase 100% dos resíduos sólidos gerados pela companhia

Publicados

em

A Cemig comemora uma marca importante nesta Semana Mundial do Meio Ambiente. A empresa alcançou, em 2023, o índice de 99,8% dos resíduos sólidos gerados pela empresa enviados para reciclagem e reaproveitamento.

Foram quase 60 mil toneladas de materiais que deixaram de ser despejados indevidamente na natureza em apenas um ano. Uma conquista que demonstra o compromisso da Cemig com a sustentabilidade e a economia circular.

“É uma marca relevante não só para a empresa, mas para todo o mercado energético brasileiro. Com ela, a Cemig reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e se coloca como referência em destinação correta de resíduos para as outras concessionárias no Brasil”, afirma a diretora de Comunicação e Sustentabilidade, Cristiana Kumaira.

O analista de Logística da Diretoria de Logística da Cemig, Felipe Cotta, comenta sobre os materiais recicláveis. “A maior parte dos resíduos é formada por sucatas de equipamentos, como transformadores, religadores e isoladores. A empresa especializada em logística reversa paga para adquiri-los e, em troca, podem processá-los e comercializá-los como matéria-prima para outros setores.”, conta.

Leia Também:  Custodiados do Presídio de Resende Costa fabricam móveis e outras peças

Resíduos líquidos

Além dos resíduos sólidos, outros produtos que também podem gerar impactos ambientais significativos são os óleos minerais utilizados no isolamento e refrigeração dos equipamentos elétricos. A Cemig também vem destinando melhor o descarte desses produtos nos últimos anos.

Em 2023, 483 mil litros de óleo mineral isolante foram destinados para empresa especializada em reprocessamento. O óleo isolante é utilizado com insumo para a fabricação de outros óleos lubrificantes diversos, através da tecnologia de rerrefino. Além disso, 459 mil litros de óleo mineral isolante foram regenerados pela própria Cemig para serem reutilizados pela empresa.

Foco em sustentabilidade

A Cemig tem um forte compromisso com a sustentabilidade e as melhores práticas ESG. A companhia tem hoje 100% do seu parque gerador de energia baseado em fontes renováveis (hidrelétrica, solar e eólica) e é a maior emissora de certificados de energia limpa no Mercado Livre de Energia no Brasil.

Em 2022, a empresa assinou a participação no Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O pacto da Cemig tem duas metas centrais: a redução da intensidade de emissões de gases de efeito estufa até 2030. A Cemig é a única do setor elétrico da América Latina a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde a sua criação, em 1999.

Leia Também:  Conab: projeções de safra de Mato Grosso indicam quase o dobro da quebra nacional

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Vai nevar em BH: Cemig realiza ações especiais em pontos de ônibus para celebrar o Natal

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA