Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Minas Gerais

Centro Integrado de Comando e Controle chega aos 10 anos como núcleo estratégico para a segurança 

Publicados

em

Um grande e tecnológico centro de monitoramento e planejamento operacional, com câmeras funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. É assim que funciona o Centro Integrado de Comando e Controle – o CICC, que completa 10 anos nesta quarta-feira (15/3). 

A estrutura, pioneira no país, começou a funcionar em 2013 e atualmente está instalada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, de onde é possível monitorar, por meio de 1,4 mil câmeras, centenas de pontos capital, Região Metropolitana e rodovias do estado. 

O Centro Integrado é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e conta com a participação de 18 instituições federais, estaduais e municipais, que atuam em conjunto em diversas operações e eventos de médio e grande porte. 

A integração entre as forças, que ficam reunidas em um mesmo espaço, contribui para a tomada de decisões rápidas e inteligentes e para a otimização de recursos e execução de ações coordenadas. 

Grandes eventos

Além de monitorar áreas importantes para a segurança pública do estado, o CICC realiza o planejamento operacional de variados eventos de grande porte – como o carnaval, clássicos de futebol e aplicação do Enem, por exemplo – além de operações integradas em diversos pontos do estado, com as mais diferentes finalidades, sempre com o foco no combate à criminalidade e garantia da segurança pública. 

Leia Também:  Fhemig oferece 70 vagas para profissionais de níveis superior e técnico

Todo o trabalho inclui avaliação de dados, análise de inteligência, definição de datas e equipes e distribuição de tarefas. 

“Estes 10 anos nos fazem pensar em todas evoluções que o espaço já teve, sendo hoje o coração da segurança pública em Minas Gerais. São várias instituições que contribuem para que o estado continue sendo um dos mais seguros do Brasil. Já foram várias mudanças de endereço e de rotina para que ele atenda cada vez mais o servidor público e a população mineira”, destaca o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves.  

Composição do CICC 
 

Tiago Ciccarini / Sejusp

Fazem parte do Centro Integrado de Comando e Controle profissionais da Sejusp, do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, do Exército Brasileiro (EB), do Instituto Mineiro de Gestão de Águas, do Gabinete Militar do Governador/Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Guarda Civil Metropolitana, entre outras forças e instituições que eventualmente são acionadas a depender do evento, operação ou até mesmo ocorrência.  

Leia Também:  CCJ dá aval a projeto sobre elaboração de plano de controle de barragens

Além da  estrutura física, na Cidade Administrativa, o Centro Integrado de Comando e Controle conta com três carretas, unidades itinerantes que contribuem ainda mais para as atividades de comando e controle realizadas pelas equipes das forças de segurança. 

As carretas contam com câmeras de longo alcance e diversos recursos tecnológicos de áudio, vídeo, informática e radiocomunicação. Elas são usadas em pontos estratégicos de grandes eventos e como bases de megaoperações contra a criminalidade. 

“É importante destacar o acompanhamento que o CICC faz da rotina do estado, dos grandes eventos e grandes operações também por meio dessas carretas da integração, que trabalham em várias operações, de diversos formatos, para garantir ao cidadão mineiro a sua segurança”, conclui Bernardo. 

O diretor do Centro Integrado de Comando e Controle, Edson Alves Peixoto, acrescenta ainda que “o CICC tem como escopo proporcionar às forças de segurança aparato tecnológico em atuações integradas, contendo ainda câmeras com alta resolução, longo alcance e imagem térmica, que possibilitam visualização tanto durante o dia quanto à noite”. 
   
 

   
 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Novas pesquisas vão impulsionar a agricultura e a pecuária mineira em 2022
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA