Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Centros de Referência de Assistência Social agora estão presentes nos 853 municípios mineiros

Publicados

em


A cidade de Wenceslau Braz, no Sul de Minas, é o mais recente município a contar com o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Com a inauguração desta semana, Minas Gerais passa a oferecer proteção social básica a 100% dos municípios mineiros – todos contam agora com pelo menos um centro de referência. 

Os Centros de Referência de Assistência Social se caracterizam como a porta de entrada da política de assistência social. Trata-se de um equipamento preventivo, para evitar que as violações de direitos aconteçam. O Cras oferece uma série de serviços e atividades, como cadastramento no CadÚnico, Auxílio Brasil, dentre outros.

“Os Centros de Referência de Assistência Social são espaços onde as famílias apresentam suas demandas e onde os vínculos são fortalecidos. Estamos muito felizes com essa inauguração, porque Minas vai ter mais condições de oferecer um atendimento socioassistencial às famílias que mais necessitam”, destaca o superintendente de Proteção Social Básica da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) da Sedese, Elder Gabrich.

O Cras também é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção básica do Sistema Ùnico de Assistência Social (Suas) nos territórios, especialmente o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os centros se caracterizam por estarem presentes nas áreas de maior vulnerabilidade e por atuarem na promoção e garantia de direitos da população.

Leia Também:  “O bumbum do verão se constrói agora", alerta especialista em harmonização de glúteos

Wenceslau Braz

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Regional de Poços de Caldas e da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), atuou junto ao município, desde o segundo trimestre de 2021, oferecendo o suporte e apoio necessários, de forma contínua, para possibilitar a implantação do Cras. Também foi realizada série de reuniões com a Regional para discutir a estruturação do dispositivo, as atribuições da equipe técnica e da coordenação, além da necessidade de se realizar a busca ativa da população para referenciar o novo local de oferta dos serviços.

“A Sedese deu apoio técnico ao município para a implementação do dispositivo e o aprimoramento do Suas municipal. Esse é um marco fundamental para o Suas em Minas Gerais e no Brasil. Com a inauguração, os 853 municípios mineiros passam a contar com cobertura do equipamento”, ressalta a diretora da Regional de Poços de Caldas, Gabriela Teixeira Neto.

O Cras de Wenceslau Braz, agora, já possui equipe técnica formada, com coordenadora, psicóloga e assistente social. O município realizou, no decorrer de 2021, a reorganização dos serviços da Secretaria de Assistência e iniciou o processo com ações necessárias para a instalação do equipamento.

Leia Também:  Há 50 anos, Minas se tornava primeiro estado com lei de prevenção contra incêndios no Brasil

“Estaremos cada vez mais perto da população, garantindo acesso aos seus direitos e programas de benefícios sociais. Vamos realizar um trabalho integrado que não se restringirá apenas ao espaço físico, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, acolhendo as famílias em situação de vulnerabilidade social”, enfatiza a coordenadora do Cras de Wenceslau Braz, Tais Silva.

Histórico

De acordo com o Censo Suas 2018 (Sistema Único de Assistência Social), Minas contava com 1.175 Centros de Referência, em 852 municípios. A partir de agora, Com a inauguração em Wenceslau Braz, a rede de proteção da Regional Sedese de Poços de Caldas passa a contar com 64 unidades e, o estado, com cobertura integral.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Ipsemg credencia hospital em João Monlevade

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA