Minas Gerais
CGE-MG acompanha auditoria das urnas eletrônicas nas eleições 2022

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) acompanhou, no primeiro turno das eleições 2022, no domingo (2/10), o teste de integridade das urnas eletrônicas. Iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a auditoria tem como objetivo garantir a segurança e transparência do processo de votação.
Os testes ocorrem em todos os estados e Distrito Federal, inclusive no segundo turno. Neste ano, o teste de integridade das urnas completou 20 anos e foi aperfeiçoado com a ampliação da quantidade de urnas auditadas.
Em Belo Horizonte, a CGE-MG foi uma das unidades fiscalizadoras a verificar o andamento das auditorias. “No dia anterior às eleições do primeiro turno (1/10), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-MG definiu as seções eleitorais que seriam auditadas. Na ocasião, a CGE-MG indicou zonas e seções eleitorais à Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para serem auditadas. No dia das votações oficiais (2/10), a CGE acompanhou de perto todo o processo de auditoria das urnas”, explica a auditora-geral, Luciana Cássia Nogueira.
“Além da oportunidade de colaborar com a Justiça Eleitoral e de conhecer de perto os procedimentos que garantem a integridade das urnas, a atuação da CGE como entidade fiscalizadora é uma forma de assegurar ao cidadão mineiro a confiabilidade do nosso sistema eletrônico de votação”, complementa Luciana.
Além da auditora-geral, participaram da ação os auditores internos Cynthia Martins Vieira e Marco Patrício Garcia.

Entenda como é realizada a auditoria
Representantes das entidades fiscalizadoras preenchem cédulas de papel com votos em candidatos oficiais, que são depositadas em urnas de lona e lacradas no sábado, véspera do pleito.
No dia da eleição, durante o horário de votação, servidores do Judiciário e do Ministério Público retiram as cédulas de papel das urnas de lona, digitam os votos em um computador e, na sequência, na urna eletrônica.
Todo o processo é filmado e, ao final da votação, os resultados das urnas física e eletrônica são comparados, comprovando que são os mesmos. Cabe esclarecer que os votos da auditoria não são contabilizados na eleição.
Participam do processo representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de outras instituições, além de auditores externos contratados pela Justiça Eleitoral.
Normativos
O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas é previsto pelo § 6º do art. 66 da Lei nº 9.504/1997, pela Resolução TSE nº 23.673/2021 e pela Resolução TRE-MG nº 1.222/2022.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços