Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Chamada da Fapemig vai otimizar desenvolvimento de pesquisas em todo o estado

Published

on


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou, nesta terça-feira (25/1), a chamada 02/2022 “Programa de Apoio a Instalações Multiusuários – Apoio a redes de compartilhamento de equipamentos e instalações de pesquisa”. Serão destinados R$ 20 milhões para os projetos aprovados, sendo que cada proposta pode solicitar até R$ 2 milhões.

O objetivo da chamada é apoiar o funcionamento de instalações multiusuários existentes nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Minas Gerais e/ou induzir o seu compartilhamento para o apoio a pesquisas em desenvolvimento. Espera-se, com isso, estimular a cooperação entre pesquisadores e instituições e reduzir o custo de uso e manutenção das infraestruturas de pesquisa já instaladas.

“No cenário de escassez de recursos vivenciado por nossas instituições científicas, tecnológicas e de inovação, apoios como o da Fapemig contribuem para redução de custos de manutenção das infraestruturas de pesquisa das nossas ICTs, imprescindíveis para a promoção do tripé ciência-tecnologia-inovação”, comenta a assessora da diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cynthia Mendonça Barbosa.

A chamada, na íntegra, pode ser acessada aqui. O prazo para submissão de propostas segue até 11/4/2022. Dúvidas podem ser enviadas pelo Fale Conosco.

Leia Também:  Circuito Mineiro de Fruticultura leva conhecimento a produtores rurais

Trabalho colaborativo

Como destaca Cynthia Barbosa, o incentivo ao trabalho colaborativo é o diferencial da iniciativa. “Buscamos induzir a colaboração entre pesquisadores, ICTs e empresas por meio do uso compartilhado de infraestrutura e equipamentos e, ao mesmo tempo, induzir a utilização otimizada de recursos, especialmente os recursos financeiros”, diz.

É a segunda vez que a fundação lança chamada do Programa de Apoio a Instalações Multiusuários: a primeira foi divulgada em 2019 e teve resultado positivo com 60 propostas submetidas e 28 aprovadas, como pode ser conferido aqui. Oito ICTs sediadas em Minas foram beneficiadas. O retorno favorável motivou a nova edição.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Emater-MG discute estímulo ao uso de energia solar na agricultura familiar

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA