Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Cidade Administrativa tem iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa

Publicados

em

O Auditório Juscelino Kubitschek, na sede administrativa do Governo de Minas Gerais, ganhará iluminação especial, na noite desta sexta-feira (14/10), em alusão ao Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre prevenção e controle do câncer de mama. O cor-de-rosa permanece até a próxima segunda-feira (17/10) no Auditório JK. 

Em Belo Horizonte, equipamentos culturais do Circuito Liberdade também estão ‘vestindo’ o rosa pela conscientização. Destaque para os já iluminados Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e Cine Theatro Brasil Vallourec. Confira imagens em @circuitoliberdade (Instagram).

Destaque, ainda, para as fachadas do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), que foram iluminadas de rosa. Nas unidades do instituto, os colaboradores entraram para o movimento ‘sextou de rosa’, em que todos vestem rosa às sextas-feiras para lembrar e incentivar as mulheres a se cuidarem.

Ações pelo estado

Em 2022, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) adota a perspectiva de cuidado integral e completo em alusão à campanha. Além dos exames de rotina, que são fundamentais para o diagnóstico precoce, a SES-MG incentiva medidas que contribuem para o empoderamento e autonomia, reforçando os fatores de proteção à saúde. 

Leia Também:  Auditorias externas independentes fiscalizam cumprimento do acordo de Brumadinho

No Sistema Único de Saúde (SUS), são oferecidos exames de diagnóstico e tratamento tanto para o câncer de mama, quanto para o câncer de colo do útero. Em Minas Gerais, a porta de entrada são as unidades básicas de saúde, que acolhem e orientam os pacientes conforme cada caso. O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), unidade do Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar Estadual de Minas Gerais (Fhemig), é unidade referência no tratamento oncológico pelo SUS.

Ações em sintonia com o Outubro Rosa também estão em andamento em todo o estado por meio de outros órgãos e instituições ligadas ao Governo de Minas.

Ao longo do mês, por exemplo, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mobiliza profissionais, detentos, adolescentes em privação de liberdade e familiares para ampliar a conscientização sobre o tema. São palestras, oficinas, rodas de conversa, teatro e atividades literárias, algumas delas em parceria com escolas e secretarias municipais de saúde, promovidas por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase).

Leia Também:  Programa Estadual de Regularização Fundiária realiza novas rodadas de audiências públicas

Na Fundação Ezequiel Dias (Funed), pesquisas envolvendo o câncer de mama também têm se destacado pelo potencial de contribuir para a eficiência do tratamento e aumentar a sobrevida e qualidade de vida das pacientes.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Auditorias externas independentes fiscalizam cumprimento do acordo de Brumadinho

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA