Minas Gerais
Circuito Liberdade integra o Noturno nos Museus

Muitas opções de entretenimento cultural em horário estendido, literalmente até a madrugada, compõem a programação do Circuito Liberdade na oitava edição do Noturno dos Museus, nesta sexta-feira (14/7). A iniciativa propõe a extensão do horário de funcionamento de diversos espaços culturais da cidade, convidando o público a fruir e conhecer mais sobre os espaços e a agenda.
A Fundação Clóvis Salgado (FCS), que integra a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), trará vasta programação. No Cine Humberto Mauro e no jardim interno do Palácio das Artes, haverá maratona de cinema das 18h do dia 14/7 até às 4h da manhã de sábado (15/7) com a mostra “De Volta para o Futuro”. No Palácio das Artes, a exposição “Arte Cibernética” também poderá ser visitada até às 23h.
O CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, na Avenida Afonso Pena, ficará aberto até às 21h30 para receber o público para a exposição “Outros Outros”.
Na Avenida João Pinheiro, o Museu Mineiro ficará de portas abertas até às 22h, com entrada gratuita. Além de conhecer o casarão do final do século 19, visitantes terão a chance de apreciar o acervo formado por objetos que documentam períodos distintos da cultura mineira. Entre eles há peças de arte sacra, mobiliário, pinturas, esculturas, utensílios domésticos e instrumentos de trabalho.
Na Praça da Liberdade, o Espaço Cultural da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) funcionará até às 21h. O público poderá conferir a exposição “Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro”, além dos filmes “Palácio dos Arcos” e “Fabricando a Poltrona MiIlhazes”, produzidos pela Casa 5, produtora de Angela Figueiredo.
O Memorial Minas Gerais Vale terá programação variada. O público poderá ver as exposições Retro/ativa, de Eder Santos, Simbiogêneses, de Tuane Eggers, e Corpos Sem Filtro: narrativas visuais de mulheres com deficiência, de Fatine Oliveira. Haverá ainda um show da MC Kainná Tawá, às 19h30, com entrada gratuita (sujeito à lotação).
O Circuito Liberdade ainda está presente no Noturno nos Museus através da Casa Fiat de Cultura, Espaço do Conhecimento UFMG, Centro Cultural Unimed BH Minas, CCBB e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. A programação completa pode ser conferida abaixo. Para acessar os eventos de todas as instituições participantes, clique aqui.
Iniciativa
O Noturno nos Museus é um projeto criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura. Durante o evento, a experiência com as atividades culturais ampliam as relações do público com os espaços, criando vínculos com os visitantes.
Neste ano, o projeto integra as celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, com exposições e programações culturais nos museus localizados na região.
Conta também com o Circuito Portinari, especialmente criado para a data, em homenagem ao artista Cândido Portinari, que destacará obras icônicas do artista presentes na Pampulha e também na Regional Centro-Sul.
A noite de 14/7 será dedicada também à comemoração dos 80 anos do Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB. Inaugurado em fevereiro de 1943, o museu celebra com a abertura da exposição “Belo Horizonte: Fora dos Planos”, que revisita o acervo e apresenta para o público obras e documentos importantes para a história da cidade como a planta topográfica original de Belo Horizonte, concebida pela Comissão Construtora da Nova Capital, em 1859.
Veja a programação do Circuito Liberdade no Noturno nos Museus aqui.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar