Minas Gerais

Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios, do Governo de Minas, espera viabilizar R$ 24,5 milhões em geração de negócios

Publicados

em

O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), projeto para promoção de acesso a mercados para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com Associação Mineira de Supermercados (Amis) e Sebrae, tem contabilizado cada dia mais resultados positivos. O projeto já acumula cerca de 450 reuniões, com a expectativa de gerar em torno de R$ 24,5 milhões em negócios.

O objetivo primordial do CMON é aproximar e inserir os pequenos negócios como fornecedores de segmentos identificados pela Sede, de acordo com as suas vocações econômicas. Além da promoção do encontro entre fornecedores e segmentos compradores, têm ainda em sua origem metodológica a preocupação com o desenvolvimento e crescimento de negócios locais.

Outra vertente do CMON é voltada ao desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios locais. A ação promove workshops de capacitação em negociação para os participantes, que contribuem para o fortalecimento dos pequenos empreendedores e para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, tais resultados explicam a forma fundamental como o projeto auxilia na geração de emprego e renda para o estado. “Além de impulsionar o crescimento dos negócios e contribuir para a expansão da economia local, o circuito promove o encontro entre fornecedores e compradores, destacando o crescimento dos pequenos negócios locais, formados por cooperativas, produção familiar, associações, microempresas e empresas de pequeno porte, que fabricam produtos artesanais e de qualidade diferenciada. Ações como essas reforçam o compromisso do Governo de Minas em melhorar o ambiente de negócios e, também, a qualidade de vida dos mineiros por meio do desenvolvimento econômico de cada região e sua potencialidade”.

Leia Também:  Governo promove destruição de mais de 4 toneladas de materiais apreendidos em ações de fiscalização ambiental

Resultados

No primeiro semestre deste ano, foram realizadas sete edições nos municípios de Patos de Minas, Montes Claros, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Viçosa, Governador Valadares e Passos, totalizando 15 eventos, entre workshops de capacitação para os empreendimentos, participação em feiras regionais e a realização de uma rodada de negócios em parceria com o Sebrae.

As rodadas de negócios e os workshops realizados contemplaram 251 pequenos negócios, além da participação de 72 empreendimentos em estandes. Outro dado importante é a taxa de negociações em andamento dos pequenos negócios no pós-evento, de aproximadamente 71%. Os números reforçam a relevância da ação e o objetivo de promover o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios locais nas mais diversas cidades mineiras.

Perfil dos participantes

O perfil dos fornecedores que compõe o Circuito Mineiro de Oportunidades e negócios é formado por ME – Microempresa (32,0%), MEI – Microempreendedor individual (31,1%), EPP – Empresa de Pequeno Porte (15,5%), Produtor Rural (13,6%) e Empreendimentos Coletivos (cooperativas e associações) (7,8%). Cabe destacar ainda que, nesse primeiro semestre, foram contemplados 62 municípios mineiros com o projeto.

Leia Também:  Projeto de reparação oferece 120 vagas para cursos técnicos gratuitos em Brumadinho

Troca positiva de experiências

O workshop CMON está pautado na inteligência dos pequenos negócios para o acesso a mercados. Em suas edições, os participantes podem usufruir de momentos de conversa e troca de experiências. Têm também a oportunidade, por exemplo, de conhecerem as políticas de aquisição de supermercados compradores e a importância dos fornecedores locais.

De acordo com a diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Sede, Eneila Loiola, é essencial esta parceria estadual entre Sede, Amis e Sebrae. “O CMON é extremamente vantajoso para as empresas participantes, por propiciar a geração rápida de negócios, além de perspectivas de parcerias futuras, também uma excelente oportunidade para criar uma rede de contatos efetiva”, destaca.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo compartilha sistema para processamento de diárias e passagens com TJMG
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA