Minas Gerais
Codemge abre oportunidade de investimento em única produtora brasileira de compostos de lítio
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) promove, na próxima semana, encontros com investidores e executivos de instituições e fundos financeiros para apresentar a Companhia Brasileira de Lítio (CBL), única produtora brasileira de compostos do material. O objetivo é apresentar a proposta de alienação da participação de 33,33% na CBL.
Em Belo Horizonte, o evento será realizado na terça-feira (22/2), às 15h30, no auditório da sede da Codemge.
Em São Paulo, o roadshow ocorre na quarta-feira (23/2), às 14h, na Sala Giorgi do Hotel Intercontinental.
As reuniões serão presenciais, seguindo os protocolos de prevenção à covid-19.
O evento em Belo Horizonte também terá transmissão on-line ao vivo, pelo link: https://bit.ly/3sIUJQI. Participam das apresentações representantes da Codemge, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da CBL.
A entrada é aberta ao público em geral, conforme limite de capacidade dos espaços. Os interessados podem solicitar a participação nas sessões, presenciais ou on-line, pelo e-mail alienacaocbl@codemge.com.br até 21/2, indicando na mensagem nome, identidade e empresa que representam.
Aplicação
Única empresa brasileira produtora de carbonato e hidróxido de lítio, a CBL é pioneira na mineração subterrânea de espodumênio no país – mineral que é a principal fonte do lítio. Possui unidade de mineração em Araçuaí – MG e planta de processamento químico em Divisa Alegre, no Vale do Jequitinhonha. O lítio é aplicado em diversas indústrias, como a de baterias, fármacos e mobilidade elétrica.
“Estou seguro de que essa série de reuniões será produtiva para a geração de negócios em Minas, com a presença de importantes operadores de mineração e tecnologia”, avalia o presidente da Codemge, Thiago Toscano. “Por meio do programa de gestão de portfólio, estamos expandindo a competividade dos ativos da nossa carteira e buscando alternativas para o melhor uso dos recursos públicos”, completou.
Até 7/3, está aberta consulta de interesse a fim de receber propostas do setor privado para a alienação da participação da Codemge na CBL. Os dados a respeito da oportunidade de investimento e os pré-requisitos das propostas e dos interessados estão disponíveis neste link.
Outras informações sobre o negócio e o roadshow podem ser obtidas pelo e-mail alienacaocbl@codemge.com.br .
Gestão de portfólio
Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu, em 2021, o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de iniciativas para Minas.
O programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários e direitos minerários, entre outros ativos. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.
Codemge
A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.
Serviço
Roadshow Belo Horizonte
Data: 22/2/2022 (terça-feira)
Horário:15h30
Local: Auditório da Codemge – Rua Manaus, 467, Santa Efigênia
Capacidade: 50 participantes presenciais
Link da transmissão: https://bit.ly/3sIUJQI
Roadshow São Paulo
Data: 23/2/2022 (quarta-feira)
Horário:14h
Capacidade: 50 participantes presenciais
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.