Minas Gerais
Codemge apresenta oportunidade no segmento aeroespacial e abre agenda para apresentações individuais
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), abre, até a próxima quinta-feira (26/5), disponibilidade na agenda para auxiliar interessados no processo de alienação da participação de 15% na empresa Indústria de Aviação e Serviços S.A. (IAS).
O acesso será por meio de atendimentos individualizados sobre a oportunidade de negócio, feitos pelo e-mail alienacaoias@codemge.com.br.
Diretor de Participações da Codemge, Eduardo Zimmer Sampaio destaca a relevância do ativo apresentado. “A empresa tem se desenvolvido de forma consistente nos últimos anos por meio do estabelecimento de parcerias estratégicas, do aperfeiçoamento dos seus processos de gestão, e por meio do apoio da Codemge”, ressalta.
“Temos certeza de que o investidor que venha a adquirir a participação terá obtido, mais que um valioso ativo, também a oportunidade de se posicionar em um dos setores de maior desenvolvimento e potencial. A Minas Gerais e à Codemge, a alienação oferece geração de receita e impulsionamento da economia, favorecendo o desenvolvimento sustentável do Estado”, salienta.
BDMG
Ainda de acordo com o diretor, a iniciativa de abrir a agenda tem o objetivo de dar mais publicidade à oportunidade de negócio, além de apresentar como o processo competitivo se dará no futuro.
A superintendente de desestatização do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Renata Campos, e o coordenador do projeto, Alexandre Aronne, destacam que atuam de modo a auxiliar os administradores da Codemge nas análises jurídicas e econômico-financeiras das possibilidades de modelagem, custos e prazos do negócio.
O BDMG tem, como parte do estatuto social, a prestação do serviço de assessoria e assistência técnica à administração direta e indireta do Estado e dos municípios. Além disso, oferece experiência na estruturação de projetos de longa maturação e na consolidação de mecanismos em favor da boa governança de políticas públicas.
O presidente da IAS, Ronaldo Aldrin, lembra que, com 20 anos de existência, a organização é especializada em manutenção, reparo e inspeção (MRO) de motores e outros componentes aeronáuticos para a aviação civil e militar, com certificado de Empresa Estratégica de Defesa, outorgado pelo Ministério da Defesa brasileiro.
Além de corpo técnico altamente capacitado para o desenvolvimento interno de ferramentas, equipamentos e softwares, a IAS possui parcerias estratégicas com a Rolls-Royce, Pratt & Whitney e Honeywell.
Consulta pública
Em 25/4, a Codemge abriu consulta de interesse a fim de receber manifestações do setor privado para a alienação da participação da Codemge na IAS. A consulta segue até a próxima sexta-feira (27/5). Os dados a respeito da oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos para apresentação das manifestações, encontram-se disponíveis neste link.
Gestão de Portfólio
Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu em 2021 o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de iniciativas para Minas.
O programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários e direitos minerários, entre outros ativos. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.
Codemge
A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.