Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Codemge lança edital para alienação do laboratório-fábrica de ímãs e ligas de terras-raras

Publicados

em

Codemge / Acervo

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lança nesta terça-feira (21/6), o edital de licitação para alienação do LabFabITR, laboratório-fábrica de ligas e ímãs de terras-raras. O objetivo é selecionar investidor para adquirir o empreendimento da companhia, localizado em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A planta industrial, que ocupa terreno de 9.645 metros quadrados, inclui infraestrutura e edificações, equipamentos, mobiliário, ferramentas, consumíveis e marca. O edital está disponível aqui.

A licitação está aberta a pessoas físicas, sociedades empresariais nacionais ou estrangeiras, autorizadas a funcionar no país, desde que atendam plenamente todas as disposições estabelecidas no edital e em seus anexos. A sessão pública, que será em modo de disputa aberto eletrônico, ocorrerá em 8/9/2022, às 9h, pelo Portal de Compras do Estado de Minas Gerais.  O critério de julgamento das propostas será de maior oferta de preço.

Caberá ao licitante vencedor, nas condições ditadas pelo certame, a operação econômica do bem concedido, com destinação vinculada à produção de ímãs de terras-raras.

Leia Também:  Gigante mundial de eletrodomésticos anuncia nova fábrica com geração de 500 empregos em Minas Gerais

O LabFabITR agrega laboratório de ponta e uma linha de produção fabril. Sua estrutura permite disponibilizar serviços que abrangem desde a criação de um novo produto até a sua industrialização, na forma de protótipo ou por meio da produção em pequenos lotes. A capacidade produtiva projetada é de 23 toneladas/ano, podendo chegar a 100 ton/ano em dez anos de operação. O empreendimento tem o potencial de suprir parte da demanda nacional pelos ímãs sinterizados de neodímio-ferro-boro (NdFeB), componentes utilizados em equipamentos como veículos e geradores elétricos de alta eficiência.

A alienação do LabFabITR faz parte das iniciativas do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge.

Outras informações estão disponíveis no edital e no site do empreendimento.

Inscrição

Para acesso ao data room onde está detalhada a oportunidade de negócio, os interessados devem realizar seu cadastro e envio de dados até o dia 12/7. Os documentos e informações a serem encaminhados estão determinados no edital.

Programa de Gestão de Portfólio

Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu em 2021 o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de suas iniciativas para Minas.

Leia Também:  Copasa registra lucro de R$ 227 milhões no terceiro trimestre de 2022  

O programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários, direitos minerários, entre outros ativos. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.

Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Defesa Civil Estadual alerta para queda na temperatura e baixa umidade durante fim de semana

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA