Minas Gerais

Codemge lança edital para alienação do laboratório-fábrica de ímãs e ligas de terras-raras

Publicados

em

Codemge / Acervo

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lança nesta terça-feira (21/6), o edital de licitação para alienação do LabFabITR, laboratório-fábrica de ligas e ímãs de terras-raras. O objetivo é selecionar investidor para adquirir o empreendimento da companhia, localizado em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A planta industrial, que ocupa terreno de 9.645 metros quadrados, inclui infraestrutura e edificações, equipamentos, mobiliário, ferramentas, consumíveis e marca. O edital está disponível aqui.

A licitação está aberta a pessoas físicas, sociedades empresariais nacionais ou estrangeiras, autorizadas a funcionar no país, desde que atendam plenamente todas as disposições estabelecidas no edital e em seus anexos. A sessão pública, que será em modo de disputa aberto eletrônico, ocorrerá em 8/9/2022, às 9h, pelo Portal de Compras do Estado de Minas Gerais.  O critério de julgamento das propostas será de maior oferta de preço.

Caberá ao licitante vencedor, nas condições ditadas pelo certame, a operação econômica do bem concedido, com destinação vinculada à produção de ímãs de terras-raras.

Leia Também:  UEMG oferece mais de 1,6 mil vagas em 120 cursos de graduação pelo SiSU

O LabFabITR agrega laboratório de ponta e uma linha de produção fabril. Sua estrutura permite disponibilizar serviços que abrangem desde a criação de um novo produto até a sua industrialização, na forma de protótipo ou por meio da produção em pequenos lotes. A capacidade produtiva projetada é de 23 toneladas/ano, podendo chegar a 100 ton/ano em dez anos de operação. O empreendimento tem o potencial de suprir parte da demanda nacional pelos ímãs sinterizados de neodímio-ferro-boro (NdFeB), componentes utilizados em equipamentos como veículos e geradores elétricos de alta eficiência.

A alienação do LabFabITR faz parte das iniciativas do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge.

Outras informações estão disponíveis no edital e no site do empreendimento.

Inscrição

Para acesso ao data room onde está detalhada a oportunidade de negócio, os interessados devem realizar seu cadastro e envio de dados até o dia 12/7. Os documentos e informações a serem encaminhados estão determinados no edital.

Programa de Gestão de Portfólio

Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu em 2021 o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de suas iniciativas para Minas.

Leia Também:  Fhemig investe em novas estratégias para garantir a segurança assistencial de seus usuários

O programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários, direitos minerários, entre outros ativos. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.

Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Feriado de Tiradentes registra alta movimentação turística em Minas Gerais
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA