Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Codemge promove esporte e desenvolvimento com patrocínio inédito à Copa Itatiaia e ao Troféu Guará

Publicados

em

Promotora do desenvolvimento social e econômico, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) valoriza o esporte ao patrocinar, pela primeira vez, a Copa Itatiaia e o Troféu Guará, eventos emblemáticos que ocorrem desde a década de 1960. O torneio, considerado o maior de futebol amador do Brasil, está em sua 62ª edição. A Finalíssima Codemge da Copa Itatiaia EstrelaBet será realizada neste domingo, 21/1, a partir das 16h, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Já o Troféu Guará será entregue em fevereiro, durante cerimônia especial para homenagear os destaques individuais e coletivos do futebol mineiro.

“A Copa Itatiaia e o Troféu Guará são eventos que carregam uma tradição vasta, rica e emocionante no cenário esportivo. A proposta se alinha à do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, valorizando e promovendo relevantes atividades esportivas, culturais, sociais, inclusivas, turísticas e econômicas, em prol dos mineiros”, destaca o presidente da Codemge, Thiago Toscano. Segundo ele, a participação também amplia a visibilidade da Empresa em uma experiência enraizada na cultura mineira e compromissada com práticas sustentáveis e comunitárias, que estimulam a saúde, o bem-estar e o poder transformador do esporte na sociedade.

O evento registra audiência expressiva e diversificada nas transmissões ao vivo, além de engajamento em redes sociais e oportunidades de negócios. Nesta edição, as atividades foram expandidas para o Vale do Aço, proporcionando aumento no número de participantes e maior abrangência na integração das comunidades.

Por sua vez, o Troféu Guará prestigia atletas e vai além do futebol amador, reconhecendo também conquistas e contribuições em contexto regional mais amplo. A premiação de talentos individuais estimula a competitividade saudável, inspira e mobiliza mais pessoas em torno do esporte, gerando um ciclo positivo de desenvolvimento de habilidades e valores como dedicação, ética, união, trabalho em equipe, superação e senso de pertencimento.

Leia Também:  TJMG promove campanha de doação de cobertores e sacos de dormir para pessoas em situação de rua

A Copa e o Troféu Guará são promovidos pela Rádio Itatiaia. Idealizada pelo jornalista Januário Carneiro na década de 1960 para incentivar o futebol amador de Belo Horizonte e Região Metropolitana, a Copa começou com 12 equipes e veio crescendo, tornando-se um fenômeno anual que mobiliza mais de 1.200 pessoas entre jogadores, comissão técnica e juízes, atraindo, em média, cerca de 5 mil torcedores por partida. Jogadores famosos como Toninho Cerezo, Paulo Isidoro, Marinho, Bruno Henrique e Breno Lopes foram revelados em edições do torneio.

A Finalíssima Codemge

Na Finalíssima Codemge da 62ª Copa Itatiaia EstrelaBet, os times Tupinense, campeão da Chave BH, e Estrela Mirim, de Mateus Leme, campeão da Chave Metropolitana, vão se enfrentar neste domingo, às 16h, na Arena Independência (Rua Pitangui, 3.230, Horto, Belo Horizonte). Em caso de empate no tempo normal, o campeão será definido nos pênaltis. Ambas as equipes buscam a segunda conquista da Copa.

Em parceria com a Federação Mineira de Futebol (FMF), a competição envolve atletas de 36 clubes da Grande BH, em 69 jogos espalhados por gramados e terrões da região, entre 10/12/2023 e 21/1/2024. Para a Finalíssima Codemge, a previsão é de 15 mil torcedores presentes.

A partida será aberta ao público, sendo que, para garantir presença, os interessados podem trocar ingressos mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, exceto sal e fubá. Os locais específicos para essa troca estão disponíveis no site da Itatiaia.

Leia Também:  Fabricante do whisky Johnnie Walker escolhe Minas para sediar o seu maior centro de distribuição no Brasil

Os portões da Arena Independência serão abertos às 14h para a decisão, com a torcida do Estrela Mirim ocupando o setor Especial Ismênia (portão 2) e os torcedores do Tupinense nos setores Especial Pitangui (portão 3) e Especial Minas (portão 6).

A cobertura da final do torneio estará disponível em todos os canais da Itatiaia, incluindo rádio, plataformas digitais e YouTube, contando com narrações, comentários e reportagens. O time vencedor será premiado oficialmente na próxima edição do Troféu Guará, em fevereiro.

A Codemge

Empresa estatal integrante da Administração Pública Indireta, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) tem o Estado como principal acionista e foi originada em 2018, após a reorganização societária da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Sua missão é facilitar a promoção do desenvolvimento econômico e social no território mineiro. Desse modo, a Codemge atua para impulsionar estrategicamente a economia estadual e construir um ambiente de negócios favorável e multifacetado, elevando a qualidade de vida da população.

Com uma gestão eficiente e dinâmica, a Empresa consolida seu reposicionamento estratégico, fomentando a infraestrutura econômica e social de Minas, mediante a atração de investimentos e a estruturação de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) em áreas de relevante impacto para a sociedade mineira. Outras informações em codemge.com.br.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo entrega 81 novos carros a unidades regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) 

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA