Minas Gerais

Cohab Minas disponibiliza consultoria habitacional para municípios mineiros

Publicados

em

Prefeitos e gestores de 13 municípios tiveram a oportunidade de conhecer o novo programa de consultoria habitacional da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas). A iniciativa busca disponibilizar a expertise da Cohab Minas, em seus 56 anos de história, na construção de empreendimentos habitacionais para famílias de baixa renda. 

O objetivo é permitir que as cidades passem a conduzir, de forma autônoma, o processo de viabilização e implementação dos conjuntos habitacionais. Neste primeiro momento, a intenção é prestar assessoria técnica aos municípios que possuem convênios já celebrados com a companhia para construção de conjuntos habitacionais por meio do Programa Casa Verde Amarela – Parcerias, que foi reformulado pelo governo federal e, agora, passa a ter novo formato. 

“A Cohab Minas está se recolocando no mercado como consultora dos municípios. Pretendemos dividir a expertise adquirida ao longo da história da empresa com os atores municipais, de modo que o processo para construção dos conjuntos habitacionais se torne mais rápido e eficiente nas cidades”, destaca o presidente da Cohab Minas, Weber Dias Oliveira.

Leia Também:  Ouvidoria da Copasa marca presença na praça da Estação

Projeto 

A oferta de consultoria habitacional para municípios foi idealizada após a companhia identificar que o modelo atual, no qual a Cohab Minas se apresenta como promotora do Programa Parcerias da Caixa Econômica Federal, se mostrou pouco efetivo.  

Além disso, a reformulação realizada nas diretrizes do Programa Parcerias, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, impulsionaram a empresa a criar este novo modelo de trabalho. Dentre os serviços prestados pela companhia na consultoria, estão as vistorias do terreno do empreendimento; estudo de viabilidade social; acompanhamento de todo processo licitatório; assessoramento ao município no chamamento público (técnica e preço) para a seleção da construtora, dentre vários outros serviços. 

Reconhecimento

A idealização da consultoria é ressaltada pelo prefeito de Ibituruna, Francisco Antônio Pereira, que possui um convênio celebrado com a companhia para a construção de 45 casas no município, por meio do Programa Parcerias. “Não tenho dúvidas de que, com a assessoria técnica da empresa, concretizaremos as entregas habitacionais tão necessárias à nossa cidade”, pontuou. 

Memorando de entendimento 

Em reunião nessa terça-feira (10/5), os prefeitos firmaram um memorando de entendimentos com a Cohab Minas para viabilização de unidades habitacionais por meio desta ação de consultoria. O documento foi assinado pelos prefeitos de Bom Sucesso, Campo Belo, Ibituruna, Itambacuri, Jacutinga, Morada Nova de Minas, Nova Era, Soledade de Minas e São João Batista do Glória. 

Leia Também:  PCMG disponibiliza cartilha sobre Transtorno do Espectro Autista

Além do presidente Weber Dias Oliveira, participaram o superintendente de Integração, Segurança Alimentar, Nutricional e Habitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Henrique Carvalho, que na ocasião representou a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá; o superintendente de governo da Caixa Econômica Federal, Cláudio Mendonça; a gerente da plataforma de habitação da Caixa, Hilmara Gomes, e o diretor técnico da Cohab Minas, Walter Abreu. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Resultados dos principais setores do desenvolvimento mostram gestão eficiente e inovadora
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA