Minas Gerais
Cohab Minas retoma programa que aproxima companhia dos municípios mineiros

Gestores de 36 municípios mineiros participaram, nesta quinta-feira (27/1) do primeiro treinamento do programa Cohab Mais Perto neste ano. O evento marca também a retomada da iniciativa, que estava suspensa devido à pandemia. Cerca de 70 técnicos de prefeituras de todas as regiões puderam conhecer melhor os serviços oferecidos pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab).
O programa Cohab Mais Perto busca apoiar e garantir benefícios às prefeituras parceiras e aos mutuários, que são aqueles que recebem, por empréstimo, recursos para a aquisição de um imóvel. Com o auxílio, a companhia presta atendimento à população sobre os empreendimentos construídos nos municípios mineiros.
Durante o treinamento os gestores municipais puderam conhecer mais detalhadamente os serviços oferecidos pela companhia, como o apoio no processo de emissão de escrituras, a negociação de débitos e a quitação de financiamento, a transferência de contratos, o seguro e o programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb).
“Dessa forma, possibilitamos a atuação conjunta do poder público municipal e da Cohab Minas no controle de novos programas, e também de temas como inadimplência, orientações de seguro e irregularidades de ocupação, transferências e escritura, dentre outras atividades relacionadas ao financiamento ou ao empreendimento habitacional”, explica o diretor jurídico da companhia, Carlos Eduardo Carvalho.
Como participar
As cidades interessadas em fazer parte do programa Cohab Mais Perto devem firmar um termo de parceria com a companhia, com duração de dois anos. Após a consolidação do acordo, a administração municipal deve indicar os funcionários para participar da capacitação. Na sequência, os servidores são cadastrados no sistema estadual, passando a prestar apoio e encaminhar as demandas referentes aos empreendimentos construídos localmente.
Os treinamentos fazem parte do projeto Cohab Regulariza, iniciativa que engloba, ainda, mutirões de audiências pré-processuais de emissão de escrituras e regularização de imóveis por meio da Reurb-S. Todas as ações têm como finalidade a entrega de títulos de propriedade aos beneficiários dos programas desenvolvidos pela companhia.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas