Minas Gerais
Colégio Nacional de Procuradores-Gerais discute modificações em impostos sobre combustíveis

O advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa, participou nesta quinta-feira (24/3), no Rio de Janeiro, do encontro do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg). Eles discutiram as propostas do governo federal para modificações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis.
O presidente do Conpeg, Rodrigo Maia Rocha, que é procurador-geral do Estado do Maranhão, afirmou que o tema é muito complexo: “Decidimos elaborar um parecer conclusivo que vai ser apresentado no máximo até terça-feira ao Fórum de Governadores para que os Estados tenham subsídios para tomar a decisão se irão buscar ou não alguma medida para se posicionar em relação a esse ato do governo federal através da Lei Complementar 192”.
“O parecer a ser realizado pelo Conpeg será um instrumento importante por oferecer elementos jurídicos que irão subsidiar a decisão do Fórum dos governadores quanto as propostas do governo federal para modificações da legislação tributária por meio da Lei Complementar 192/2022”, disse o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa.
O presidente do Conpeg explicou que estão em jogo perdas grandes de arrecadação para os estados, o que tem preocupado os governadores e os demais secretários de Estado que lidam com a questão orçamentária, como os titulares de Fazenda e Planejamento.
Essa preocupação dos Estados motivou a consulta ao Conpeg, que assessora o Fórum dos Governadores, para buscar alternativas diante da proposta feita pela Lei Complementar aprovada em nível federal.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Café em Transformação
-
COLUNA MG2 dias atrás
Domingos Sávio conduz com maestria o Encontro Regional do PL em Divinópolis e reforça a união da direita mineira
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
MG lança roteiro na Abav Expo 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres do Agro fortalecem união e liderança em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Tarifaço: Divinópolis entre as mais afetadas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Minas possui mais de mil eletropostos
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Zona Azul em Uberlândia é mantida