Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica 2024 começa nesta quarta-feira (29/5)

Published

on

A partir desta quarta-feira (29/5), escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem declarar os dados para o Censo Escolar da Educação Básica 2024, o principal instrumento de coleta de informações sobre a educação básica no país e o mais significativo levantamento estatístico educacional brasileiro. As informações devem ser inseridas no sistema Educacenso, do Governo Federal.

O Censo Escolar tem como data base a última quarta-feira de maio, e a coleta da matrícula inicial do ano de 2024 estende até 31/7. Durante esse período, as escolas registrarão informações sobre os estudantes, matrículas, turmas, professores e profissionais escolares, além da infraestrutura escolar.

Para garantir a qualidade dos dados, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promove as campanhas pré-censo na rede estadual, fomentando a atualização das informações contidas no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). Esse procedimento facilita a migração dos dados da rede estadual para o sistema Educacenso.

“Esses dados são importantes para tomada de decisão e também para a condução de importantes políticas públicas relacionadas com a educação. É através dos dados coletados pelo Censo Escolar que é possível fomentar o programa de alimentação escolar, do transporte escolar, do livro didático, do recurso para gestão das nossas unidades escolares, assim como outras importantes atividades que levam em consideração essas informações”, afirma a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais, Simone Emerick.

Leia Também:  Agricultores familiares de Campina Verde retomam produção de arroz, de olho nos bons preços 

O Educacenso possibilita a obtenção de dados abrangentes sobre matrículas de estudantes, número de professores e turmas em redes públicas (federal, estaduais e municipais) e privadas.

Melhoria da educação

O Censo Escolar apura informações sobre etapas e modalidades da Educação Básica, incluindo Ensino Regular, Educação Especial, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional. Esses dados são essenciais para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), taxas de rendimento e fluxo escolar, e a distorção idade-série, entre outros indicadores.

“Importante acrescentar ainda que é por meio dos dados do Censo Escolar que nós conseguimos apurar importantes indicadores educacionais tais com as taxas de movimento e rendimento dos estudantes, e também fornecer subsídios para o cálculo do Ideb de cada uma de nossas escolas”, conclui Simone Emerick.

As informações coletadas subsidiam políticas públicas voltadas para a melhoria da educação e cumprem os requisitos legais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além de fornecer informações para subsidiar políticas públicas como a alimentação escolar, o transporte escolar e a distribuição de livros didáticos, essas informações também apoiam melhorias nas políticas já implementadas.

Leia Também:  Governo de Minas participa de debate público sobre a renovação de concessões ferroviárias

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo não definiu data para licitar a recuperação do Instituto de Educação

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA