Minas Gerais
Com credenciamento de empresas, Governo de Minas garante atendimento de vistorias veiculares para mais de 90% dos municípios mineiros
																								
												
												
											A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), continua credenciando empresas prestadoras de serviços de vistoria de identificação veicular (ECV), levando os serviços de trânsito para mais perto dos cidadãos. Atualmente, 775 localidades de Minas Gerais já podem utilizar o serviço de atendimento das ECVs, o que representa 91% dos municípios mineiros.
São 1.307 ECVs aptas para funcionar em 349 municípios mineiros, que beneficiam, também, as cidades vizinhas. Com o objetivo de evitar grandes deslocamentos por parte dos cidadãos, uma medida definida recentemente pela CET-MG está permitindo que as vistorias sejam realizadas fora do município de origem, em ECVs situadas em sedes regionais próximas.
Desde o início da terceirização das vistorias, em 15/12/2023, até o mês de maio foram 819.565 vistorias distribuídas para as ECV’s em Minas Gerais. O credenciamento continua aberto para expansão do serviço e novas melhorias serão implantadas nas próximas semanas, como destaca a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que se somam aos mais de 200 serviços de trânsito já digitalizados.
“De maneira imediata, já estamos mudando a regionalização dos serviços em Belo Horizonte, retomando a lógica de nove regiões, o que facilita o acesso do cidadão ao serviço, que será prestado mais perto da sua casa. Em breve teremos também a liberação da vistoria móvel. Em todas as localidades, teremos uma pesquisa de satisfação imediata para garantir que o cidadão que não for bem atendido informe ao Estado, que irá atuar de maneira ágil na melhoria. Esta é parte da transformação que temos feito nos serviços de trânsito, já são mais de 200 serviços digitalizados e nos próximos dias, liberaremos uma série de novos serviços digitais, facilitando a vida dos cidadãos mineiros”, assinala.
Mais perto do cidadão
Cidadãos de municípios como Chapada Gaúcha, por exemplo, que tinham que ir até Arinos para realizar o serviço, não precisam mais fazer o deslocamento de cerca de 100 quilômetros. O mesmo acontece com os cidadãos de Confins, que eram atendidos em Vespasiano, e de Eugenópolis, que se deslocavam até Muriaé.
Nas cidades de Bom Jesus do Galho, Caldas, Iguatama e Moema, as vistorias que eram feitas na Ciretran local agora são realizadas nas ECV’s credenciadas nos municípios. Após estudos técnicos, os cidadãos do município de Alvarenga, que pertence à Ciretran de Governador Valadares, tiveram atendimento transferido para Tarumirim, o que reduz o deslocamento que era feito até Conselheiro Pena.
Transparência e monitoramento
Para garantir a lisura e a qualidade do serviço prestado, a atividade das empresas credenciadas é monitorada pela CET-MG. O trabalho de fiscalização em Belo Horizonte resultou na suspensão de duas empresas por suspeita de fraude e em 54 processos administrativos.
Esses processos têm o objetivo de assegurar o correto funcionamento dentro dos parâmetros técnicos estabelecidos para a atividade e a qualidade do serviço para quem será atendido. O trabalho de fiscalização segue sendo realizado nos municípios do interior de Minas Gerais, para que as medidas administrativas e de responsabilização cabíveis sejam aplicadas.
“Nós temos uma preocupação muito grande com a qualidade desses serviços e por isso realizamos, em Belo Horizonte, um processo de fiscalização e auditoria dos serviços, que continua agora no interior do estado, com a finalidade de garantir que sejam cada vez melhores para a população. Nós não vamos tolerar qualquer tipo de corrupção ou de falha na prestação desses serviços”, afirma a secretária.
Pesquisa de satisfação
A CET-MG iniciou uma pesquisa de satisfação sobre o serviço de vistoria veicular. A pesquisa é enviada para o WhatsApp dos cidadãos assim que os atendimentos são realizados. Assim, toda pessoa que é atendida por uma ECV recebe uma mensagem para avaliar o atendimento.
“Com essa ação, a CET-MG disponibiliza uma forma moderna e simples de pesquisa, para identificar pontos de melhoria e garantir que o serviço de vistoria atenda as expectativas e as necessidades dos cidadãos. Queremos colocar o cidadão em primeiro lugar e responsabilizar as empresas que não cumprem os horários de agendamento ou que não realizam um atendimento de qualidade”, afirma o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.
Um canal de atendimento ao cidadão também está disponível no site www.transito.mg.gov.br, na aba “Atendimento”, para registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios. A CET-MG também disponibiliza, todos os meses, os dados sobre o serviço no site, na aba “Parceiros Credenciados”.
Distribuição randômica e equitativa
A distribuição das vistorias para todas as empresas credenciadas é randômica e equitativa, ou seja, o cidadão é direcionado para uma das ECVs no seu município ou no município sede das regionais próximas, por meio de sistema informatizado, sem qualquer interferência de agentes da CET-MG ou das Circunscrições Regionais de Trânsito. Em Belo Horizonte, o serviço está sendo prestado de forma regionalizada, organizado entre todas as nove regionais da cidade.
Fonte: Agência Minas
																	
																															
														GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
														O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
- 
																	
										
																			EMOÇÕES4 dias atrásO amor que virou missão!
 - 
																	
										
																			CIDADES6 dias atrásMateus ganha prefeitos, mas Nikolas ganha os eleitores
 - 
																	
										
																			Coluna Minas Gerais6 dias atrásA união que move o campo
 - 
																	
										
																					ESPORTES3 dias atrásOnde o esporte encontra a natureza: Capitólio celebra o vôlei de praia e o talento mineiro
 - 
																	
										
																			Coluna Minas Gerais5 dias atrásBlack Friday terá 1 bilhão em Minas
 - 
																	
										
																			GERAL4 dias atrásJosé Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
 - 
																	
										
																			Coluna Minas Gerais4 dias atrásLinha de crédito da Fecomércio MG e BDMG impulsiona micro e pequenas empresas
 - 
																	
										
																			Coluna Minas Gerais6 dias atrásJF mantém boa gestão fiscal
 
								


											
											
											
											
											
														
																											
														
																											
														
																											