Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Com investimentos do Governo de Minas, nova sonorização do Carnaval de BH melhora a experiência dos foliões

Publicados

em

Dois dos principais espaços do Carnaval de Belo Horizonte receberam novidades para a folia em 2024. A nova sonorização instalada nas avenidas dos Andradas e Amazonas, com torres amplificando o som em todo o trajeto, fazendo com que os foliões consigam acompanhar o cortejo com qualidade técnica inédita na folia da capital, continua sendo atração para milhares de pessoas nesta segunda-feira (12/02).

“A sonorização é muito importante, pois os nossos artistas são ouvidos em toda a avenida. Antigamente, só as pessoas próximas curtiam os blocos, hoje já não é mais assim. Isso dá conforto e segurança para o folião, ele não precisa ficar espremido para poder escutar a música. É a nossa cultura sendo divulgada em todo Brasil”, explica a secretária Adjunta de Comunicação Social, Bárbara Botega.

Na Avenida Amazonas, os blocos Baianas Ozadas e Ziguiriguidum fizeram seus desfiles com a nova tecnologia. Já na região Leste da cidade, o Havayanas Usadas e o É o Amô arrastaram uma multidão na Avenida dos Andradas. O novo sistema de sonorização do Carnaval belo-horizontino, inaugurado oficialmente no último fim de semana, é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio do patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O investimento é de R$ 4,5 milhões, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Desde 2015, tentamos fazer com que os artistas sejam ouvidos em vários pontos para além do entorno do trio elétrico, e, em 2023, no mês de abril, começamos a planejar o que seria esse novo sistema de sonorização, que dá mais visibilidade ao trabalho dos artistas e proporciona uma melhor experiência para foliões e turistas. Para o Governo de Minas, os investimentos foram realizados para tornar nossa folia uma das melhores do país e colocar Minas como um dos principais destinos turísticos nesse período”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Leia Também:  População do Vale do Lítio recebe atendimento presencial do Governo de Minas

O novo sistema foi aprovado pelos foliões. O morador de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Lorenzo Scapim, está curtindo o carnaval de Belo Horizonte pela quarta vez. Ele elogiou a sonorização e também destacou a segurança.

“Essa sonorização está muito boa, dá pra acompanhar o bloco mesmo estando distante dele. A segurança esse ano também está muito melhor. Vários policiais nas ruas, nos deixando mais confortáveis”, disse.

A servidora pública de Mario Campos, região metropolitana de Belo Horizonte, Paola Cristine, também aprovou o sistema.

“A sonorização está mais do que aprovada, parece que estamos perto do trio, o som está limpinho. Eu e minha família estamos gostando muito do carnaval desse ano”, conta a foliã.

Os desfiles continuam nesta terça-feira (13/02), com as apresentações dos blocos Juventude Bronzeada e Pisa na Fulô, ambos na Avenida dos Andradas, e Funk You e Baianeiros na Avenida Amazonas.

A nova sonorização estreou no Carnaval de BH no fim de semana. Na Avenida dos Andradas, os blocos Tchanzinho do Norte e Volta Belchior desfilaram no sábado e experimentaram a novidade. No dia seguinte, foi a vez do Bloco da Esquina e da Alcova Libertina realizarem seus cortejos. Já na Avenida Amazonas, os blocos Abalô Caxi e Angola Janga saíram no domingo. O sistema de som foi testado em um grande evento realizado nos dias 13 e 14 de janeiro, na Avenida dos Andradas, no mesmo trajeto utilizado durante o Carnaval. O Ensaio Geral reuniu 24 blocos e 200 mil pessoas naquele fim de semana.

Leia Também:  Ampliação do sinal digital na região de Furnas é anunciada no "Raízes do Lago", nesta sexta (10/11)

Confira a programação completa de terça-feira (13) nas avenidas sonorizadas:

Av. Amazonas

Terça-feira (13/2)

Funk You

10h às 11h – concentração

11h às 14h – desfile

14h às 15h – dispersão

Baianeiros

14h às 15h – concentração

15h às 19h – desfile

19h às 20h – dispersão

Av. dos Andradas

Terça-feira (13/2)

Juventude Bronzeada

8h às 9h – concentração

9h às 13h – desfile

13h às 14h – dispersão

Pisa na Fulô

14h às 15h – concentração

15h às 19h – desfile

19h às 20h – dispersão

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Vacina Mais Minas: mais de 450 municípios promovem Dia D para ampliar cobertura vacinal 

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA