Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Com Itinerários Formativos, Novo Ensino Médio abre espaço para a formação de valores e protagonismo dos estudantes mineiros

Publicados

em

Os alunos que ingressaram no 1º ano do ensino médio em 2022 encontram novidades e uma etapa de ensino diferente da que antes era oferecida. É que neste ano foi iniciada a implementação do Novo Ensino Médio, com as mudanças previstas na Lei Federal nº 13.415/17. Os estudantes agora passaram a ter carga horária maior e podem escolher e se aprofundar em conhecimentos nas áreas formativas de interesse. Para possibilitar essas escolhas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) organizou itinerários de aprofundamento que têm orientado o trabalho pedagógico do professor. 

Neste novo modelo, a formação básica é alinhada aos Itinerários Formativos para atender os princípios da formação humana integrada ao protagonismo juvenil, proporcionando uma flexibilidade no currículo do aluno. É no Itinerário Formativo que o estudante pode vivenciar componentes curriculares diferenciados como o Projeto de Vida, que articula a construção de conhecimentos para a formação de valores e protagonismo do aluno, possibilitando a ampliação de visão de mundo, tomada de decisão, autonomia e responsabilidade. 

A diretora de ensino médio da SEE/MG, Rosely Lima, explica como funciona o novo modelo. “A ideia é que os estudantes possam escolher e se aprofundar na área de conhecimento entre as oferecidas nas instituições de acordo com os seus interesses. O Itinerário Formativo está organizado por Unidades Curriculares que são disponibilizadas igualmente para toda a rede ao longo de todo o percurso, mas permite uma escolha anual de todos os estudantes a partir do segundo ano”, explica Rosely.

Leia Também:  Ônibus metropolitanos começam a retomar quadro de horários pré-pandemia 

Adaptação 

Na Escola Estadual Paschoal Comanducci, em Belo Horizonte, os alunos receberam de forma positiva as mudanças. “O Novo Ensino Médio serve para ampliar as áreas de conhecimento e fazer uma preparação para quando sairmos da escola, ampliando os horizontes do mundo do trabalho e faculdade, entre outros”, comenta a aluna Giovana Cristine Pinheiro Lopes, 15 anos, que cursa o 1º ano do ensino médio na escola.
A implementação do Novo Ensino Médio está sendo feita de forma gradual na rede estadual de ensino mineira e será concluída em todas as etapas (do 1° ao 3° ano) em 2024.  “A rede mineira vem implementando o Novo Ensino Médio de forma gradual, cuidadosa e responsável em razão das inovações trazidas pelo Currículo Referência Minas Gerais do Ensino Médio (CRMG) e, em especial, por seu robusto sistema de ensino. Em 2022, realizamos a implementação para todas as turmas de 1º ano, possibilitando a apropriação gradativa da nova arquitetura escolar. Em 2023, a SEE/MG vai ampliar essa vivência pedagógica para todas as turmas do 2º ano, e em 2024, turmas do 3º ano também serão contempladas”, explica a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lima. 

Leia Também:  Ensino Médio em Tempo Integral é novidade para 210 novas escolas estaduais em 2022

Projeto de Vida

Também entre as principais novidades, está o Projeto de Vida, um grande destaque entre os estudantes. O Projeto de Vida permite que os alunos recebam apoio pedagógico para que possam descobrir seus objetivos, anseios pessoais e profissionais em atividades ministradas durante as aulas, elaborando estratégias para concretizar tais objetivos. 

A diretora da Escola Estadual Paschoal Comanducci, Renata Corrêa, explica como o componente funciona. “O projeto de vida faz parte do novo plano curricular do ensino médio. As aulas tem o propósito de atividades que retratem a realidade do estudante, abrindo o leque para que ele possa ter clareza de qual área seguir, principalmente no campo profissional”, explica a diretora. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo divulga balanço de fiscalização de linhas intermunicipais do Sul de Minas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA