Minas Gerais
Começa a temporada dos concursos regionais de queijos artesanais de Minas Gerais

A temporada dos concursos regionais de queijos artesanais de Minas Gerais está começando. No próximo sábado (dia 18/5), serão realizadas as etapas regionais do Cerrado, que vai acontecer em Patos de Minas, e da Mantiqueira de Minas, em Itamonte.
Em maio, haverá ainda a etapa regional de Araxá, que vai ocorrer no município de Ibiá. Mas as disputas nas regiões produtoras de queijo de Minas seguem com eventos também em junho e julho.
Os concursos regionais de queijos artesanais de Minas Gerais terão como participantes os ganhadores dos concursos municipais.
“Na etapa regional do concurso, produtores de vários municípios daquela região produtora estão concorrendo e os queijos vencedores ficam mais conhecidos. Além disso, os cinco primeiros colocados em cada concurso regional estarão classificados para participar da final do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, em agosto, no Serro”, explica a coordenadora estadual de Queijo Artesanal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Maria Edinice Rodrigues.
O diretor do Departamento Técnico da Emater-MG, Milton Nunes, destaca a importância da realização desses concursos para a melhoria dos queijos de cada região.
“Os concursos são uma metodologia usada pela Emater-MG para mostrar aos produtores as qualidades dos queijos deles e também os aspectos que precisam ser trabalhados. Minas Gerais se tornou o maior produtor de queijo artesanal do país, justamente porque é valorizado o saber fazer de cada produtor e as características regionais. Após cada concurso, todos os produtores inscritos recebem um feed back dos jurados, mostrando os pontos positivos e aqueles que carecem de atenção para que, no final de cada ano, o queijo dos participantes ganhe ainda mais qualidade e alcance melhores mercados”, ressalta Milton.
Agenda de concursos
O Concurso Regional do Queijo Alagoa será realizado no dia 1/6, em Alagoa. No mesmo mês, haverá ainda o concurso da região produtora do Serro, que este ano vai acontecer, no dia 22, em Alvorada de Minas.
Já em julho, a programação terá três concursos regionais. O primeiro deles será o Entre Serras da Piedade ao Caraça, que ocorrerá no dia 13, no município de Santa Bárbara.
Depois será a vez dos concursos regionais da Canastra, no dia 6, em Piumhi; e do Campo das Vertentes, no dia 10, em Tiradentes.
Todos os eventos terão a participação da Emater-MG e o júri será composto de estudiosos da produção queijeira e por profissionais de gastronomia que vão avaliar aspectos como apresentação, textura, consistência, sabor, aroma dos queijos, entre outras características.
O Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
“Nas regiões onde não houver concurso, será feita uma seleção de queijos de empreendimentos legalizados junto ao IMA ou serviços oficiais de inspeção para participar do concurso estadual”, esclarece Maria Edinice.
Calendário de concursos regionais de queijos minas artesanais
18/5/24 – Cerrado, em Patos de Minas
18/5/24 – Mantiqueira de Minas, em Itamonte
29/5/24 – Araxá, em Ibiá
1/6/24 – Alagoa, em Alagoa
22/6/24 – Serro, em Alvorada de Minas
3/7/24 – Entre Serras da Piedade ao Caraça, em Santa Bárbara
6/7/24 – Canastra, em Piumhi
10/7/24 – Campos da Vertentes, em Tiradentes
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem