Minas Gerais
Começa renovação de matrícula da rede pública estadual de ensino para 2023

Atenção, estudantes, pais ou responsáveis de alunos na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Começa nesta terça-feira (4/10) o período para renovação de matrícula dos alunos que desejam permanecer na mesma instituição em 2023. O processo deve ser realizado de forma on-line pelos pais, responsáveis ou o estudante maior de 18 anos, pelo site https://renovacao.educacao.mg.gov.br. O direito de permanência na escola para o ano letivo seguinte será garantido ao aluno que renovar dentro do prazo, que vai até 21/10.
As famílias ou o aluno que não têm acesso à internet devem se dirigir à escola onde o estudante encontra-se matriculado para manifestar à gestão da unidade de ensino o interesse da continuidade nos estudos naquela instituição. É importante lembrar que a renovação da matrícula é fundamental para garantir a vaga do aluno para 2023 na escola.
Quem perder o prazo de renovação da matrícula ou aqueles que precisam mudar de escola no ano que vem deverão aguardar o prazo para a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), que será divulgado em breve. Também aqueles que não são alunos de escola estadual, mas querem ingressar na rede no próximo ano deverão se inscrever no Sucem no período oportuno.
Passo a passo
Para realizar o processo de renovação da matrícula, o interessado deve acessar o endereço https://renovacao.educacao.mg.gov.br e preencher os campos correspondentes para confirmar o interesse da família.
Ao acessar o sistema, os pais ou responsáveis devem conferir as informações cadastrais do aluno ou atualizá-la, se necessário for, para concluir a etapa de renovação de matrícula.
Após a conclusão do processo, será disponibilizado aos pais, responsáveis ou o próprio aluno quando maior de idade, o comprovante de renovação, que poderá ser impresso ou salvo em formato PDF.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
GERAL1 dia atrás
Empresa de Passos é alvo de operação por fraude de R$ 80 milhões contra produtores rurais
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, lidera agenda de eventos que fortalecem o municipalismo em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Seminário debate agricultura irrigada em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Bíblia nas escolas já é lei em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Governo oficializa acordo com a Ferrovia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Vapor Benjamim Guimarães recebe Festival
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Lei estadual traz otimismo e cautela para produtores de cachaça mineira