Minas Gerais
Comunidade escolar pode se inscrever para capacitação sobre acolhimento e bem-estar nas salas de aula

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Vivescer e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), lançou o curso on-line ‘Acolhimento e Bem-estar na Sala de Aula’. As inscrições gratuitas já estão abertas no site da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. Todos os detalhes sobre a capacitação estão disponíveis neste link.
O curso é voltado para a capacitação do professor, mas também pode ser realizado por todos os servidores da comunidade escolar. Essa capacitação tem o objetivo de combater os índices elevados de ansiedade, estresse e dificuldade de aprendizado entre jovens, apontados por pesquisas nacionais e internacionais na volta às aulas presenciais pós contexto pandêmico.
Entre as ferramentas apresentadas no curso estão os diários de aprendizagem, as rodas de escuta e o feedback construtivo. Essas ações podem ser aplicadas por professores de todas as disciplinas.
A parceria entre a SEE/MG e a Plataforma Digital Vivescer, do Instituto Península, está entrando em seu terceiro ano.
“Este é um curso extremamente importante neste momento pós-pandêmico. Precisamos saber como acolher os nossos professores – e eles acolherem os estudantes que retornaram após quase dois anos sem aulas presenciais. Precisamos dar subsídios à nossa rede para lidar com este estudante completamente novo e precisamos saber lidar não só com o cognitivo, com a recuperação das aprendizagens, mas também com o socioemocional deles”, pontua o diretor da Escola de Formação da SEE/MG, Weynner Lopes Rodrigues.
A iniciativa promove a cultura do acolhimento, termo popular no meio da educação, mas que muitas vezes fica apenas no campo da teoria. “Estamos vendo crises generalizadas de ansiedade em várias escolas brasileiras. O retorno às aulas presenciais aprofundou desafios importantes entre os alunos, não só emocionais mas também de aprendizado. Nesse novo curso, professores encontrarão formas criativas e práticas de fortalecer os laços com os jovens”, comenta o diretor da Vivescer, Vanderson Berbat.
O curso tem carga horária de 40 horas e possui certificação do Instituto Singularidades e todo o material disponível está alinhado àas diretrizes da BNCC e do Novo Ensino Médio. O servidor da rede estadual de ensino terá até 45 dias, a partir da liberação do acesso, para concluir a capacitação.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásCaxambu adota carruagens elétricas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásSaúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásDuplicação da BR 381 tem estudos



