Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Comunidade rural em Diogo Vasconcelos é beneficiada com poço tubular para captação de água potável

Publicados

em

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), inaugurou um poço tubular profundo de captação, garantindo acesso à água potável de qualidade aos moradores da comunidade rural d Curriola, em Diogo Vasconcelos, região Central de Minas. A entrega foi nessa quarta-feira (20/3), durante a Semana da Água 2024.

Em 2020, Diogo Vasconcelos foi selecionado no edital de chamamento público da Semad para construção de poços tubulares, no qual foram selecionados 44 municípios.

Para isso, a Semad formalizou, junto à Copasa, um Termo de Cooperação Técnica para a instalação de cem poços, dos quais 78 já foram perfurados.

O subsecretário de Saneamento, Anderson Diniz, destaca que o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, fundamental e indispensável à vida.

“Estamos entregando um sistema que garantirá a toda a população da comunidade de Curriola acesso à água. E isso é muito importante, porque água é saúde, é vida, e essa comunidade tinha uma carência muito grande de abastecimento”, pontua.

De acordo com o superintendente de Água e Esgoto da Semad, Kleynner Lopes, a atuação direta junto aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas de saneamento é uma das prioridades do Governo de Minas.

Leia Também:  Rede pública de ensino de Minas Gerais abre inscrições para vagas remanescentes  

“É de suma importância ampliar os sistemas alternativos de abastecimento de água, principalmente em áreas rurais as quais necessitam de infraestruturas para suprir a demanda e oferta de água potável para consumo humano”, explica o superintendente.

A obra irá beneficiar cerca de 20 famílias da comunidade rural. Na solenidade de inauguração, estiveram presentes o prefeito Domingos Antunes de Freitas e a diretora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Semad, Isabela Lopes.

Qualidade de vida

O prefeito Domingos Antunes ressaltou os benefícios que a obra trará aos moradores da comunidade rural. “O pessoal daqui utilizava uma água sem tratamento nenhum. Hoje temos aqui esse poço que vai contemplar essas famílias”, pontuou

“Essa obra é de máxima importância. Sem água a gente não vive. Com certeza vai melhorar muito nossa qualidade de vida”, disse o morador da comunidade Márcio Freitas.

A moradora Silvana Batista destacou as dificuldades que a comunidade passava e as expectativas de melhoria com a obra. “A gente passava um sufoco. Chegamos a ficar quase sem água. Agora, estamos muito felizes com esse poço”, contou.

Leia Também:  Cinturão Rural da 7ª Região de Polícia Militar  completa três anos de criação

Semana da Água

A Semana da Água 2024, promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema), por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), vai de 18 a 22/3.

Com o tema “25 anos da Lei das Águas de Minas”, a Lei 13.199 de 1999, o evento é anual e comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22/3.

A Semana da Água tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos para o equilíbrio do meio ambiente e a qualidade de vida, incentivando o consumo consciente e o combate ao desperdício.

A programação visa compartilhar experiências e conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos a partir de diferentes olhares, além de propiciar o diálogo entre especialistas e sociedade.

A programação completa da Semana da Água 2024 e as formas de inscrição estão disponíveis clicando aqui.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Fhemig recebe inscrições para credenciamento de médicos

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA