Minas Gerais
Comunidade rural em Pocrane é beneficiada com poço tubular para captação de água potável

Moradores da comunidade rural Cantinho do Céu, em Pocrane, no Vale do Rio Doce, têm agora acesso à água potável de qualidade. Na terça-feira (14/11), o Governo de Minas inaugurou no município um poço tubular profundo para captação de água.
Em 2020, Pocrane foi selecionado no edital de Chamamento Público, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para construção de poços tubulares, no qual foram selecionados 44 municípios aptos a receberem a perfuração. Para isso, a Semad formalizou, junto à Copasa, Termo de Cooperação Técnica para a instalação de cem poços, dos quais 80 já foram instalados.
De acordo com o superintendente de Água e Esgoto da Semad, Kleynner Lopes, a atuação direta junto aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas de saneamento tem sido uma das marcas da atual gestão do Governo de Minas.
“As parcerias com as prefeituras vêm garantindo a ampliação do abastecimento e da malha de distribuição. Com esses cem poços tubulares não foi diferente. O Estado entrou com os estudos de viabilidade técnica e implantação dos poços, enquanto os municípios são responsáveis pela estruturação dos reservatórios e das redes adutoras e de distribuição”, explica o superintendente.
A obra irá beneficiar cerca de 40 habitantes da comunidade rural. As montagens dos sistemas de distribuição de água – redes de adução, redes de distribuição, reservação, kit clorador, equipamentos – foram executadas com recurso do município.
“Já tivemos muitos problemas com a água, mas essa que está chegando agora é abençoada. Podemos bebê-la tranquilos. É muito boa”, conta o morador Valdomiro Pereira.
Na solenidade de inauguração, estiveram presentes pais e crianças contempladas pela obra, o prefeito Ernane José de Macedo e o diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Semad, Marco Tulio.
O prefeito municipal Ernane José disse que as obras são de suma importância para a população local, que agora terá acesso à água de qualidade, proporcionando melhoria na qualidade de vida de toda população.
“Ampliar o acesso à água potável de qualidade é também garantir um futuro ainda melhor para todas as crianças da comunidade Cantinho do Céu”, ponderou o gestor municipal.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor