Minas Gerais

Concerto com transmissão ao vivo celebra aniversário da Rádio Inconfidência

Publicados

em

A Rádio Inconfidência completa 87 anos este mês e comemora a data com concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) executando Márcio Borges. O programa Harmonia, da Rede Minas, leva a festa para a tela da TV mostrando a apresentação ao vivo, direto do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte, neste domingo (24/9), às 10h30. A transmissão também é garantida para os ouvintes pela rádio na 100,9 FM e AM 880.

EMC / Divulgação

Sob regência do maestro convidado Marcelo Ramos, a OSMG se apresenta em um dos principais cartões-postais da capital mineira executando “Suíte do Cigano”. A música marca a estreia de Márcio Borges na cena erudita. Conhecido como letrista do movimento Clube da Esquina, Borges ousou ao criar, por meio de software virtual de orquestração, a composição. Na trama, a saga de um cigano mágico responsável pelo dom da escrita oferecido a um poeta terreno. Ele apresenta suas proezas, facetas místicas, origens e prodígios através dos nove movimentos instrumentais que compõem a suíte.

Todo o trabalho foi feito por Borges durante a pandemia, período em que o compositor estava em seu sítio na Serra da Mantiqueira. Passado o isolamento, entregou a partitura à maestra e professora Claudia Cimbleris, que imprimiu no trabalho toda a sua expertise nas técnicas de composição e orquestração clássicas, mantendo as ideias originais. Além da experiência acadêmica e das orquestras, Cimbleris trabalhou com artistas como Bibi Ferreira, gravou CDs e compôs diversas trilhas sonoras.

Leia Também:  Marcus Buaiz celebra vitória do primogênito no judô: ‘Muito orgulho de você. Te amo!’

Rádio Inconfidência

Em 3/9/1936 foi ao ar, no prédio da Feira Permanente de Amostras, em Belo Horizonte, a Inconfidência AM. Pioneira, foi a primeira emissora de Minas Gerais e, acredita-se, do Brasil, a transmitir, de outro país, uma Copa do Mundo de futebol. A rádio também conta com um dos programas mais antigos e tradicionais do mundo: “A Hora do Fazendeiro”. Dos seus microfones, saíram radionovelas, orquestras e artistas que ganharam o palco no Brasil e no mundo, como Carmen Miranda, Nelson Gonçalves, Clara Nunes e o maestro Juvenal Dias.

EMC / Divulgação

Avante no tempo, a rádio chegou à FM em 2/2/1979. Em junho de 2017, a rádio se moderniza e ganha nova sede, no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, ao lado da Rede Minas e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ao lado da Rede Minas, a Inconfidência faz parte da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). Este ano, a rádio passou por mais um processo de inovação e agora disponibiliza todo o seu conteúdo, também, por meio de aplicativo que pode ser acessado pelo Google Play e Apple Store.

Leia Também:  Hemominas celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta sexta-feira (14/6)

O Harmonia com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais executando “Suíte do Cigano”, ao vivo, em comemoração aos 87 anos da Rádio Inconfidência, vai ao ar pela Rede Minas às 10h30. O público também pode acompanhar a atração, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv, na plataforma de streaming EMCplay, pela Rádio Inconfidência FM 100,9 e AM880.

Serviço
Harmonia
Dia:
24/9/2023 (domingo)
Horário: 10h30
Transmissão: Rede Minas, redeminas.tv, plataforma de streaming EMCplay e Rádio Inconfidência FM 100,9 e AM880

A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; e por meio do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de Minas estuda ampliar formas de transferência e utilização dos créditos de ICMS pelas empresas
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA