Minas Gerais

Concurso promete eleger os melhores queijos artesanais do Brasil

Publicados

em


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é parceira da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na realização da edição Queijos do Prêmio CNA Brasil Artesanal.

O concurso, que irá premiar os melhores queijos nas categorias artesanal tradicional de 30 a 180 dias de maturação; artesanal com tratamento térmico; e artesanal com adições/ aromatizados/ condimentados, está com inscrições abertas até o dia 22/4.

Para participar, o produtor deve ser inscrito e ou efetuar cadastro no Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar, além de atender aos critérios da legislação específica sobre queijos artesanais e ao regulamento do prêmio.

O participante pode inscrever um produto por categoria. O edital e o passo a passo para as inscrições podem ser consultados pelo site (https://www.cnabrasil.org.br/artesanaisetradicionais/).

Após a confirmação da inscrição, as amostras dos queijos participantes devem ser encaminhadas para a sede da Epamig, em Belo Horizonte (Avenida José Cândido da Silveira, 1.647, Bairro União), conforme as instruções e recomendações constantes no edital. As postagens das amostras via Correios ou transportadoras devem ser feitas até o dia 30/4 e as entregas presenciais ocorrer entre os dias 2 e 6/5.

Leia Também:  Sinal de alerta: dívida pública bruta do Brasil subiu para 76% do PIB em abril

Avaliação

A primeira etapa de avaliação dos queijos contará com a participação de um júri qualificado, composto por especialistas nacionais, selecionados pela Comissão Técnica.

Nesta fase, a coordenação das atividades será dos pesquisadores/ professores da Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Fernando Antônio Resplande Magalhães e Paulo Henrique Costa Paiva e Daniel Arantes Pereira (Campo Experimental Risoleta Neves/ Epamig).

Para a avaliação dos atributos sensoriais, os critérios considerados são aspecto global (aparência do queijo sem a embalagem), cor, textura (olhaduras, por exemplo), odor (cheiro do queijo), aroma, consistência e sabor. 

Após a seleção pelo júri técnico, os cinco produtos melhor classificados por categoria participarão de uma avaliação por um júri popular, coordenada pela CNA, em Brasília. Os vencedores serão definidos pela soma das pontuações nos dois julgamentos e a terceira etapa, que consiste na avaliação da história dos produtos.

As inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal – edição Queijos estão abertas até o dia 22/4l. Mais informações: www.cnabrasil.org.br/artesanaisetradicionais/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Palmeiras vence o Flamengo e conquista a Supercopa Betano do Brasil 2023

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Fundação Hemominas abre inscrições para seleção de bolsistas

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA