Minas Gerais

Convênio garante ampliação do sistema de abastecimento de água para mais 600 famílias em Guanhães

Publicados

em

A garantia de acesso à água potável de qualidade continua sendo uma das prioridades do Governo de Minas. Nesta segunda-feira (17/7), foram inaugurados dois poços tubulares profundos para captação de água no município de Guanhães, no Vale do Rio Doce.

As obras irão beneficiar cerca de 2,7 mil moradores – 600 famílias – nos bairros João Miranda e Nossa Senhora Aparecida. O valor total do investimento é de R$ 399.581,22 e foi garantido por meio do convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guanhães.

Durante o evento de inauguração das obras, o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, destacou a importância dos poços para o desenvolvimento e para a qualidade de vida da população.

“Ampliar o sistema de abastecimento no município de Guanhães é levar garantia de acesso à água de qualidade à toda população local. Acreditamos que o saneamento dialoga diretamente com os demais serviços públicos essenciais, como a educação e a saúde, uma vez que proporciona o acesso permanente ao abastecimento de água, garantindo inúmeros benefícios às famílias”, ressaltou.

Leia Também:  Juscelino Filho credita polêmica sobre diárias a 'erro do sistema'

Além do subsecretário, estiveram presentes na inauguração o superintendente de Saneamento da Semad, Kleynner Lopes, a prefeita de Guanhães, Doris Campos Coelho, e o vice, Célio Augusto.

Segundo o vice-prefeito, antes dos poços tubulares profundos o abastecimento de água era um dos gargalos no município. “Chegamos a abastecer algumas casas com caminhão pipa, o que nos deixava extremamente chateados e emocionados quando as pessoas vinham nos dizer que não tinham água nem para fazer comida. Um dos primeiros passos do SAAE de Guanhães foi ir atrás dos recursos para fazer os poços. Foi um sucesso total e, nesse ano, podemos dormir tranquilos porque não vai ser falta d’água que vai nos tirar o sono”, relata.

Ainda durante a agenda no município, o subsecretário Rodrigo Franco visitou as instalações para melhorias sanitárias na comunidade rural de Sítio Alegre, que estão em andamento.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Nova onda de calor preocupa produtores e Embrapa recomenda o sistema Lavoura-Pecuária-Floresta

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo de Minas autoriza recursos emergenciais para escolas da rede estadual enfrentarem período de chuvas

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA